CNBB: Concílio Vaticano II e 300 anos da imagem de Aparecida são temas de coletiva desta sexta-feira

A A
<p>300 anos do encontro da imagem de Aparecida e 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II,&nbsp;“Grandes celebrações&nbsp;para a Igreja no Brasil” diz Dom Darci Nicioli</p>
Publicado em: 18/04/2015 - 18:00
Créditos: Redação com CNBB

CNBB: Concílio Vaticano II e 300 anos da imagem de Aparecida são temas de coletiva desta sexta-feira

 
Data e horário: 
sábado, 18 Abril 2015 - 18:18
Créditos: 
Redação com CNBB

As celebrações dos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II e também dos 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida foram os destaques da entrevista coletiva desta sexta-feira, 17. Participaram da coletiva o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer; o bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci Nicioli; e o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva.

A entrevista foi conduzida pelo porta-voz da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, que na oportunidade relembrou o início do processo de beatificação de dom Hélder Câmara, um dos idealizadores da Conferência. "Recordo a vocês que no dia 3 de maio, terá início o processo diocesano pela beatificação de dom Hélder, após parecer positivo da Santa Sé. Para nós da Igreja no Brasil será um momento muito significativo, já que dom Hélder foi um dos idealizadores da criação da CNBB", disse.

Leia também: 

Bispos participam de homenagem aos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II

Bispos falam sobre laicato, questão indígena e atual conjuntura

Análise de conjuntura eclesial trata do rosto da Igreja no Brasil

Em coletiva à imprensa, bispos abordam Eleições, Diretrizes e Reforma Política

Aberta, em Aparecida, a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II

O cardeal Odilo Scherer falou à imprensa sobre a sessão de homenagem ao cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II, ocorrida na tarde desta sexta-feira. “Estamos assim concluindo quatro anos de comemorações que a CNBB empreendeu, encerrando o período de comemorações com as reflexões sobre a reunião conciliar. Mas não significa que encerramos o interesse, muito pelo contrário, estamos longe de exaurir todos os frutos que o Concílio pode nos dar”, explicou.

Segundo dom Odilo, muitos anos são necessários para que se alcance a serenidade necessária ao bom entendimento e assimilação de um Concílio Ecumênico. “Esperamos que as comemorações ajudem a dar um passo a mais na assimilação do Concílio nos dias atuais. A homenagem de hoje nos convida a refletir três enfoques: a celebração do momento histórico; os frutos produzidos por ele; e o que ele continua a interpelar a Igreja”, ressaltou o cardeal.

O arcebispo de São Paulo ainda completou afirmando que “a percepção que se tem é que o Concílio Vaticano II ainda tem muito para dar. Os últimos papas, como João Paulo II, Bento VXI e Francisco estão na linha de buscar colocar em prática, de trazer as questões do Concílio para novas interpretações, de acordo com a realidade atual”.

300 anos do encontro da imagem de Aparecida

“Grandes celebrações, grandes momentos para a Igreja no Brasil”, afirmou dom Darci Nicioli ao citar os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II e as celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O bispo auxiliar de Aparecida lembrou que as comemorações já estão sendo programadas desde 2012, com temas diferentes do rosário a cada ano. “Em 2015 são ‘os mistérios da luz’; em 2016 vamos celebrar com ‘os rostos de Maria no Brasil’, as mais diversas devoções à Nossa Senhora; e em 2017, ano da celebração do jubileu, celebraremos ‘Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil’”, contou.

Dom Darci também afirmou que o Brasil está unido a Portugal nas celebrações, pois o país europeu também comemora em 2017 o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima às pastorinhas. “Povos irmãos, nos unimos nessas celebrações e temos feito ações em comum, como terço rezado via satélite. Em maio, quando visitaremos Fátima, teremos conosco um grupo de 300 peregrinos”, frisou.

Para o marco oficial jubilar, em outubro de 2016 será inaugurado o campanário do Santuário Nacional, desenhado por Oscar Niemeyer. “Serão 13 sinos, cada um dedicado a um apóstolo e o décimo terceiro a  São José. Com essas e outras ações pretendemos comemorar o que entendemos ser uma manifestação de Deus, o encontro da santa nas águas no rio Paraíba do Sul”, concluiu. 

Projeto Rota 300

Neste  sábado, 18, acontece a vigília de abertura do projeto “Rota 300”, quando jovens do Brasil inteiro estarão reunidos no Santuário Nacional de Aparecida (SP) para adoração, palestras. A iniciativa é uma das ações do projeto “300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão”, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

De acordo com dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão, o projeto está inserido no contexto eclesial pós Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Queremos com esse projeto atingir os jovens e a partir deles, a comunidade em geral. Percebemos nos últimos tempos que os jovens estão muito dispostos, então temos três eixos: a missão, com os jovens muito abertos a fazer a diferença no serviço à sociedade; assessoria, com a participação dos adultos que apostem nos jovens; estrutura de acompanhamento, para que haja condições para desenvolver esses dons e potenciais dos jovens”, detalhou.

O bispo lembrou ainda que o projeto segue pelos próximos três anos e pode ser adaptado à realidade das dioceses. “O projeto também pode convidar a trabalhar temas afins, como por exemplo a ecologia, uma vez que a imagem foi encontrada em um rio, ou ainda a presença da mulher na Igreja e na sociedade. São temas que gostaríamos de ver em discussão entre os jovens”, expressou.