Arquidiocese celebra aniversário da Dedicação da Catedral da Sé

A A
Às 12h, o Cardeal Scherer preside missa solene, na qual também foram lembrados os dois homens assassinados na escadaria da Sé nesta sexta-feira
Publicado em: 04/09/2015 - 15:45
Créditos: Redação

Neste sábado, 5, a Arquidiocese de São Paulo comemora o aniversário da Dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Sé). Às 12h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidiu missa solene, também celebrada em sufrágio das almas dos dois mortos ontem nas escadarias da Sé.

Leia também:

Dom Odilo - Aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana de São Paulo

Cura da Catedral manifesta pesar pelas mortes na escadaria da Sé

 

História

Inaugurada em 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV centenário de fundação da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé foi dedicada somente em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida. A dedicação foi feita pelo Cardeal Adeodato Givanni Piazza, que veio como enviado pontifício para o Congresso da Padroeira.

Com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres), a atual Catedral foi idealizada para substituir a antiga Igreja da Sé, de 1612, bastante deteriorada pelo tempo.

Construção

A pedra fundamental da Catedral da Sé foi colocada em 1912, pelo então arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. Sua inauguração estava prevista para 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Porém, devido à falta de verbas e a ocorrência de duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção, a Catedral foi inaugurada somente em 1954, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, ainda que parcialmente concluída.

A construção da Sé desde o seu início foi muito difícil devido a suas proporções, pois tudo nela era grande. O projeto, de autoria do arquiteto Maximiliano Emil Hehl, previa que a mesma fosse construída em pedras. Para ser fiel ao projeto, foi adquirida uma pedreira a quatro quilômetros da estação de Ribeirão Pires. Além dos alicerces, as pedras foram utilizadas no serviço de cantaria, nas escadas e nas principais partes externas do templo.

Projeto

A Catedral da Sé passou pelas mãos de muitos engenheiros e arquitetos, mas o principal foi Maximiliano Hehl, que acompanhou a construção por apenas três anos, pois morreu em 1916. A construção passaria por outros arquitetos e também por algumas modificações no projeto original, tais como o mobiliário, os vitrais, a capela do Santíssimo.

Estilo

O estilo neogótico da Catedral é considerado peculiar, com seu aspecto eclético em estilos arquitetônicos. Nas colunas alçadas a 70 metros de altura, encontram-se elementos típicos da fauna e da flora brasileiras, como ramos de café, o tamanduá-bandeira, o tatu-bola, a coruja contrastando com grandes personagens do século XX, da história da Catedral e da história universal.

Órgão e sinos

O órgão foi fabricado em Milão e é o maior da América Latina, com 10.200 tubos. Está desativado desde 1999 e existe projeto em andamento para a sua reconstrução.

Já o carrilhão de sinos, localizado nas torres, é um dos maiores do País, com 61 sinos sendo 35 acionados eletronicamente. Passou recentemente por uma reforma geral e está em pleno funcionamento.

Restauração

Fechada durante três anos (1999-2002), a Catedral passou por um restauro, no qual foram concluídos os 14 torreões, previstos nos projeto original.

No restauro, também foram feitos os reparos de trincas, descupinização, sistema de águas, limpeza, restauração dos vitrais, elementos artísticos, mobiliário e portas, novas instalações elétricas, prevenção de combate a incêndio, recuperação da escadaria e construção de novos banheiros, reservatórios, elevador para deficientes físicos entre outras melhorias.

Referência para a fé

Em meio à agitação e o corre-corre do centro da maior cidade do País, a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo é, sobretudo, um ponto de referência para a fé dos paulistanos.

São celebradas missas de segunda a sexta-feira, às 12h e às 17h; segundas e sextas-feiras, às 9h; sábados, às 12h; domingos às 9h, 11h e 17h. Diariamente, há padres atendendo confissões (das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30). Às segundas-feiras, durante todo o dia, também acontece Adoração ao Santíssimo Sacramento, e às quintas-feiras, 19h30, o Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica. Na Catedral também são celebrados Batismos e Matrimônios.

5 de setembro, aniversário da Dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo (Sé)