Vigília da Unidade

A A
Fazendo parte dos acontecimentos da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Paróquia São Luís Gonzaga realizará uma Vigília pela unidade
Publicado em: 20/05/2015 - 14:00
Créditos: Região Sé

CONICA Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) tem como tema "Dá-nos um pouco de tua água", inspirado no Evangelho de João 4, 17. Ele faz parte da retratação do encontro de Jesus com a mulher samaritana. 

O gesto bíblico de oferecer água a quem chega, como forma de boas-vindas e partilha, é algo presente em todas as religiões no Brasil. Espera-se que o estudo e a meditação propostos sobre a história de Jesus encontrando a mulher samaritana perto do poço possam ajudar as pessoas e as comunidades a perceber a dimensão dialógica do projeto de Jesus, que chamamos de Reino de Deus. O encontro entre Jesus e a mulher samaritana nos convida a experimentar água de um poço diferente e também a oferecer um pouco da nossa própria água. Na diversidade, nos enriquecemos uns aos outros, ou seja, beber a água do poço de alguém é o primeiro passo para experimentar o modo de ser do outro.

Esse “Dá-me de beber” nos impulsiona a reconhecer que pessoas, comunidades, culturas, religiões e etnias precisam umas das outras. Dizer “Dá-me de beber” supõe que Jesus e a Samaritana se perguntam mutuamente sobre aquilo de que têm necessidade. Dizer “Dá-me de beber”, leva-nos a reconhecer que as pessoas e as populações na sua diversidade, as comunidades, as culturas e as religiões têm necessidade uns dos outros. E traz consigo uma ação ética que reconhece a necessidade que temos uns dos outros na vivência da missão da Igreja. É algo que nos impele a mudar nossa atitude, a nos comprometer com a busca da unidade no meio de nossa diversidade, através de nossa abertura para uma variedade de formas de oração e espiritualidade cristã.

O evento ocorre entre os dias 17 e 24 de maioo e busca refletir sobre a unidade entre os cristãos e o di´sologo inter-religioso, procurando dar enfoque na intolerância religiosa.

No hemisfério Sul, as igrejas celebram na Semana de Oração as solenidades da Ascensão do Senhor e de Pentecostes, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conic coordena as celebrações da Semana de Oração em diversas regiões do país.

Fazendo parte das atividades da SOUC (momento em que as Igrejas Cristãs de todo o mundo são chamadas ao diálogo e à unidade, assumindo o compromisso na construção de uma sociedade mais fraterna, que vá ao encontro da proposta do Cristo), a Paróquia São Luís Gonzaga (Av. Paulista, 2378 - Bela Vista) convida a todos para a realização de uma Vigília em prol da Unidade, que será realizada no dia 30 de maio às 20h00 na própria paróquia. A Vigília da Unidade é um momento para que cristãos de várias denominações se coloquem em unidade, na presença de Deus, para a escuta da Palavra, o silêncio e o louvor.