São Francisco de Assis é festejado no centro de São Paulo

A A
<p>O padroeiro dos animais é lembrado em diversas missas no centro São Paulo</p>
Publicado em: 08/10/2014 - 10:15
Créditos: Edição nº 3022 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

No dia 4 de outubro, a Igreja celebrou a memória de São Francisco de Assis. Na histórica paróquia dedicada ao Santo no centro da capital paulista, durante todo o dia, aconteceram celebrações e bênçãos.

A missa das 15h foi presidida pelo ministro provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada por frades da província. Na homilia, o Frei contou aos devotos um pouco da vida de São Francisco. “Todos nós conhecemos a vida de São Francisco, quando ele, um dia, na procura da vontade de Deus, entra na igrejinha de São Damião e se coloca diante dd Cristo crucificado. E Francisco estava numa inquietação muito profunda, se perguntando, “Senhor, que queres que eu faça? E naquele dia, ele ouviu uma voz que dizia: ‘Francisco vai, restaura a minha igreja’!”, contou o Frade.

Ele lembrou, ainda, do pedido do Papa Francisco aos cristãos que estejam nas periferias. Mas recordou que não são apenas os espaços geográficos, mas também as periferias existenciais. “Essas periferias existem, e toda parte. Até nos apartamentos mais chiques, lá também existem pessoas que vivem a periferia do isolamento, da solidão”, concluiu o frade.

A missa das 16h30, presidida por Frei Diego Melo, contou ainda com a presença de Frei Alvaci Mendes da Luz, que ajudou na tradução da celebração em libras, a linguagem dos sinais usada pelos surdos.

Frei Diego destacou, na homilia, a figura de São Francisco de Assis e sua importância não somente para os católicos, mas para toda a humanidade, por sua bondade, radicalidade e sua relação com o meio ambiente. “A decisão de São Francisco, e a alegria, tão radical, de deixar tudo, de ter descoberto na Palavra do Senhor a resposta para sua vida, a maneira como ele não só ouviu, mas encarnou e viveu esta Palavra, de fato, nos interroga e nos faz perguntar se nós já descobrimos a verdadeira Palavra, capaz de causar um revolução dentro de cada um de nós. Faz-nos perguntar a nós mesmos, qual é o verdadeiro amor de nossas vidas”, disse o Frade.

Fernando Geronazzo