“Renovados pelo amor, impulsionados pelo Espírito do Ressuscitado”

A A
Seminaristas se reúnem para o 30º RENASEM
Publicado em: 04/08/2015 - 11:30
Créditos: Edição nº 3062 do Jornal O SÃO PAULO – página 23

Cerca de 100 seminaristas participaram do 30° RENASEM, encontro estadual para seminaristas com a espiritualidade da Renovação Carismática Católica (RCC).

Com o tema: “Renovados pelo amor, impulsionados pelo Espírito do Ressuscitado”, o Ministério para Seminaristas (RENASEM) realizou entre os dias 20 a 24 de julho mais uma edição do seu encontro estadual.

Acolhidos pela Arquidiocese de São Paulo, a abertura do 30° RENASEM na segunda-feira, 20, aconteceu com missa na Catedral da Sé, presidida por Dom Edmar Peron, Bispo Auxiliar da Arquidiocese para a Região Belém. Na homilia, o bispo exortou os seminaristas: “Dentro da santificação e importantíssimo a escuta daquilo que Deus quer e tem a nos dizer”.

A Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, foi o local do retiro. Durante os cinco dias do encontro os seminaristas participaram de momentos de oração, partilha e espiritualidade, conduzidos por formadores da Renovação Carismática Católica, dentre eles: Dom Paulo Beloto, bispo da Diocese de Franca, Pe. Sérgio Luiz, da Arquidiocese de Niterói, Lucimar Mazieiro, Presidente do Conselho da RCC de São Paulo, e Fátima de Souza da RCC de Osasco.

Em entrevista ao jornal O SÃO PAULO, o seminarista Edson Luís Barbosa da Silva, Coordenador Estadual do Ministério para Seminaristas, conversou sobre os principais desafios na formação dos seminaristas que possuem seu chamado, por meio do carisma da RCC. “Na nossa realidade de homens que se preparam para o altar de Deus e que possuem a espiritualidade da RCC, temos que configurar a nossa vocação ao Bom Pastor, que acolhe todas as ovelhas e que doa a sua vida pelo bem de todos e que vive o chamado de renascer todos os dias com amor e alegria do serviço a Deus”.

Edson Luiz avaliou positivamente todo o encontro: “vivenciamos dias de grande graça na unidade e fraternidade,  fruto da reconciliação com Deus, com o outro e consigo mesmo. É do amor de Deus que brota nosso chamado ao sacerdócio que designa ser um testemunho autêntico do amor divino, expressado diariamente na vida pelo maior dom: o amor, Deus é Amor”.

Encontrar Jesus no rosto dos pobres

Juntamente com a Missão Belém, obra religiosa que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua desde 2005, os 100 encontristas do 30° RENASEM participaram na noite da quinta-feira, 23, de uma missão na Praça Júlio Prestes, próximo à região da Cracolândia. Além de participarem da celebração da missa, que foi presidida pelo Padre Giampetro Carraro, fundador da Missão Belém, os seminaristas vivenciaram a experiência de encontro com os irmãos em situação de rua, usuários de crack. Cerca de 300 pessoas, entraram na “Cracolândia” conversaram e rezaram junto com aqueles irmãos que sofrem e que são excluídos da sociedade.

Renata Moraes

Tags