Relatam suas vivências e reflexões no livro "Desafios da Pandemia - Histórias que ninguém conta" e teve o seu lançamento no dia 08/12/2021

A A
LIVRO "DESAFIOS DA PANDEMIA - HISTÓRIAS QUE NINGUÉM CONTA” ESCRITO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, TEM O SEU LANÇAMENTO NO DIA 08/12 NO ARSENAL DA ESPERANÇA
Publicado em: 13/12/2021 - 15:15
Créditos: Redação

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘DESAFIOS DA PANDEMIA” ESCRITO POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Na noite da última quarta-feira, 8 de dezembro, no Arsenal da Esperança, casa que acolhe diariamente 1.200 homens em situação de rua, aconteceu o lançamento do livro “Desafios de uma pandemia - Histórias que ninguém conta”. 

Cada uma das mais de 67.000 pessoas já acolhidas no Arsenal certamente guarda alguma memória de sua passagem pela casa. Mas, para as que estiveram aqui no último período, ficará certamente marcado o enfrentamento da covid-19. O livro reúne justamente mais de 60 textos – entre contos, poemas, músicas e crônicas – que trazem ao leitor um pouco da perspectiva de quem viveu esse tempo tão complicado em situação de rua. 

Os textos são o resultado do tradicional Concurso Literário da Biblioteca do Arsenal. O concurso, que acontece desde 2007, em 2021 foi realizado com a colaboração da entidade judaica Mitzvah Day Brasil e virou um livro por iniciativa de Patrícia Strebinger (responsável pela ONG Banho de Esperança) e da fotógrafa Mônica Zanon, responsável pela capa, por parte das fotos do livro e também pela exposição com os textos do concurso e as fotografias que retratam a situação de rua. A exposição, que começou em outubro de 2021, percorrerá estações do Metrô de São Paulo até fevereiro de 2022. 

O evento da noite, 08/12 – que segue o lançamento anterior ocorrido na sede da Congregação Israelita Paulista (CIP), no dia 30.11 – selou ainda mais a colaboração entre o Arsenal da Esperança e a CIP, conforme disse o Rabino Dr. Ruben Sternschein no evento: “Um lugar como esse [o Arsenal] que, além das necessidades básicas, devolve a todas as partes [acolhidos e benfeitores] a arte da vida, muda o mundo. E por isso eu quero mais uma vez expressar a minha gratidão, minha admiração e minha devoção, e deixo aqui registrado que a Congregação Israelita Paulista, que eu represento [...], a partir de hoje se coloca à total disposição para colaborar com esse sagrado projeto”.

Durante o evento de lançamento houve também a presença de alguns dos escritores, entre os quais o senhor Cleidiomar César Fortunato e o senhor Milton Paulino, que declamaram os textos deles.

O livro está disponível no Arsenal da Esperança [Info. (11) 2292.0977] ou pelo site desafiosdeumapandemia.com.br.

A gravação do evento está disponível no canal do YouTube do Arsenal da Esperança: clique para assistir

Veja a reportagem completa: http://arsenalesperanca.blogspot.com/

Fotos: José Luiz Altieri Campos

Fonte: Blogspot Arsenal da Esperança