Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o Santuário de Fátima 22 crianças celebram a 1ª Eucaristia

A A
22 CRIANÇAS RECEBEM A PRIMEIRA EUCARISTIA PARÓQUIA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA
Publicado em: 13/12/2021 - 14:45
Créditos: Redação

PRIMEIRA EUCARISTIA PARÓQUIA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Iniciava-se o ano de 2020 quando o Frei Jair Roberto, pároco do Santuário, abençoou o início da Catequese de 22 crianças, com idade entre 9 e 11 anos, visando o preparo delas para a sua Primeira Eucaristia.

 Não se tinha ideia, com que estaria por vir um pouco de tempo após esse dia!

A chegada da Pandemia do COVID, forçou a mudança de toda a metodologia de ensino da Catequese, quando as reuniões “presenciais” tiveram que ser trocadas por “on-line”.

Com isso, o Plano foi montado com a proposta básica de focar a família do catequizando, com o objetivo de que essa união proporcionasse um reviver do contexto da catequese e tornasse a aprendizagem mais significativa para a criança, levando-a a perseverar na fé, pelo exemplo mútuo de Cristo e Família, além de abrir a possibilidade da maior participação na Comunidade.

Nesses quase dois anos, os ensinamentos tiveram base no Calendário Litúrgico em todas as suas fases, com o conhecimento dos textos bíblicos, nos ensinamentos de Jesus através da palavra dos Apóstolos. Também foram explicitados os Dons do Espírito Santo na influência da vida de cada um, os Sacramentos, sobretudo a Confissão como forma de nos tornarmos menos pecadores e conseguir a absolvição.

Ressaltamos, que no período de isolamento na Pandemia, para que as crianças e famílias não perdessem o estímulo, foram distribuídos textos explicativos, que forçavam, direta e indiretamente, atividades escritas, além de razões para reflexões significativas de cada momento.

A positividade desse trabalho foi demonstrada com o fim do isolamento total e a possibilidade presencial nas reuniões e nas missas das 11h30h, quando parte do Grupo da Catequese, que ainda não são Coroinhas, são chamados pelo Frei Jair, para no altar para participar do momento da Consagração.

Assim, nesse dia 11 de dezembro, em Missa presidida pelo pároco, Frei Jair Roberto Pasquale, TOR, essas 22 crianças receberam o sacramento da Primeira Eucaristia, após um trabalho de amor que transformou as dificuldades em alegrias, a Paroquia de Nossa Senhora do Rosário da Fátima, não só concretiza as Palavras de Cristo: “Vinde a Mim as crianças!”, como também permitiu que elas tenham Cristo em seus corações e sejam perseverantes na fé e no amor ao Pai!

Texto: Walter Capello Júnior – Pascom Santuário de Fátima