Encontro das Famílias do Setor Aclimação

A A
Famílias do Setor Aclimação da Região Episcopal Sé participam de um encontro como parte da Semana Nacional da Família
Publicado em: 14/08/2015 - 13:30
Créditos: Pastoral Familiar - Região Episcopal Sé

Nos dias 11 e 12 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Setor Aclimação, foi realizado o Encontro das Famílias do Setor Aclimação da Região Episcopal Sé, com o “O Amor è a Nossa Missão: A Família Plenamente Viva”. Esta atividade está dentro da Programação da Semana da Família.

Pastoral Familiar - Região Episcopal SéNo primeiro dia, 11 de agosto, ocorreu uma palestra ministrada por Dom Julio Endi Akamine, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Episcopal para a Região Lapa.

Dom Julio iniciou a palestra explanando “A catequese sobre a família”, ou seja, como a Igreja pode servir as famílias e como as famílias podem ajudar a Igreja no seu serviço para a comunidade. Frisou que a entidade da família e a Igreja são mutuamente dependentes, ou seja, se a família está enfrentando problemas, a Igreja também está enfrentando problemas e vice versa.

A razão mais sublime da dignidade de um homem consiste na sua própria vocação para se união com Deus, O qual enviou Seu próprio Filho para restaurar a nossa dignidade e nos conduzir novamente de volta a sua casa. O amor de um cristão, que é capaz de ir muito mais além de uma simples emoção, ultrapassa o sentimento afetivo erótico, mas sim é um sentimento de decisão, ou escolha: decido amar esta pessoa, tornando um novo propósito em sua vida.

A ideia e/ou identidade da família foi fundada/criada pela natureza, muito antes de se pensar na ideia de uma identidade Estado.

Atualmente o Estado pretende cada vez mais inventar o matrimônio e redefini-lo segundo o que considera como aceitável, como um objeto ou uma coisa que está em seu poder e, portanto, tem o direito de moldá-lo a seu querer.

A Ideologia do Gênero vai ao caminho completamente oposto da lei natural e desconstrói o conceito de família, que tem em seu fundamento a união estável entre homem e mulher.

A Ideologia do Gênero sustenta que a pessoa humana é sexualmente indefinida e indefinível, e a consequência dessa mentalidade para a entidade da família é a sua desvalorização em favor de uma ideia de liberdade individual, acarretando como possíveis prejuízos a desvalorização da maternidade natural, do matrimônio e dos valores religiosos.

Enfim, com base nisso é possível dizer e ressaltar que a Ideologia do Gênero é capaz de dissolver a completa identidade das pessoas e a da família, tornando-as coisas banais e com quase nenhum significado.

Pastoral Familiar - Região Episcopal SéNo segundo dia, 12 de agosto, foi a vez do casal Adonias e Cida, participantes da Comunidade Canção Nova, de falar um pouco com os participantes.

O casal começou com a partilha de sua vida, a vida de uma família cristã. Juntamente com a partilha, eles também fizeram alguns de seus comentários embasados com os ensinamentos de São João Paulo II, Papa Bento XVI e o atual Papa Francisco, para os tornar mais fortes e imponentes.

Declarando que não existe uma família perfeita, que não somos perfeitos, nós nos decepcionamos com nossos entes queridos, mas a chave para não nos deixar levar por esses problemas é não deixar faltar o diálogo e o perdão entre as pessoas das famílias de sangue e com as que estão do seu lado no dia a dia.