Do Sonho a realidade

A A
<p>Nosso propósito para esse local era de criar um espaço de acolhida para homens em situação de dependência química.</p>
Publicado em: 01/05/2014 - 14:00
Créditos: L´osservatore Romano

Em fevereiro de 2013 a Comunidade Nossa Senhora Achiropita adquire um terreno em Campos do Jordão, em meio ao verde da montanha, local onde já havia sido um clube de férias de uma associação bancária, o local estava desativado há alguns anos.

Nosso propósito para esse novo local era de criar um espaço de acolhida para homens em situação de dependência química. Em um terreno de 12 mil metros quadrados, com 20 apartamentos distribuídos em 13 casas, mais um, salão social, refeitório, área de serviço e capela, nascia a Casa de Acolhida Rainha da Paz.

Em setembro recebemos o primeiro filho (como são chamados os assistidos), curiosamente de nome Rafael, que significa: Deus quem cura. Hoje a casa abriga e assiste a 25 filhos, alguns provenientes de São Paulo e tantos outros de Campos do Jordão ou de alguma cidade onde os padres orionitas prestam assistência, como é o caso de Guararapes.

Tratamento e Recuperação

O objetivo do tratamento realizado na Casa Rainha da Paz é o de reintegrar o dependente químico e seus familiares em um novo contexto social, educacional e familiar visando à recuperação e à reintegração Social de Dependentes Químicos.
Trabalhamos apenas com internação voluntária, pois entendemos que a conscientização do dependente químico é parte essencial em sua recuperação.
A vida e o trabalho da Comunidade Rainha da Paz estão embasados em uma visão integral do ser humano. Olhamos para a pessoa em sua totalidade: física, psico-afetiva e espiritual. Na experiência com dependentes químicos, constatamos que as drogas não afetam somente o físico ou o psíquico. As drogas afetam o ser humano na sua totalidade.
Na tempestade das drogas, do alcoolismo, da marginalização, a pessoa vai se desumanizando. A Casa Rainha da Paz, precisa ser um lugar de abrigo para cada um destes corações desprotegidos que nos chegam.

Receber Bem

Esta precisa ser a grande marca de nossa casa e de nosso coração. Receber bem é fazer o outro se sentir importante. Nossa consagração, nossa casa, nossos trabalhos, nossos benfeitores e tudo o que somos e temos existe em função do acolhimento. E isto exige de nós uma conversão constante.
Este sonho de prestar serviço aos irmãos excluídos e com vulnerabilidade social por decorrência da dependência química, conta com a Benção de D. Carmo Rhodan, Bispo de Taubaté (responsável pela igreja em Campos do Jordão), e por D. Tarcísio Scaramussa, Bispo auxiliar de São Paulo, responsável pelo pastoreio da Comunidade Nossa Senhora Achiropita. Também contamos com a acolhida dos Padres Joselitos (responsável pelo serviço paroquial em Campos de Jordão).

Assim, abençoados e autorizados pela Igreja, nós, religiosos de São Luís Orione, o Apóstolo da Caridade, abrimos as portas de mais uma tenda da caridade, na acolhida que se dispõe a realidade da Casa Rainha da Paz em Campos do Jordão.

Dom Orione, nosso fundador, entre tantas expressões de atenção fraterna às dores do mundo, afirmava: “Só a Caridade Salvará o Mundo!”

Acreditando nessa força transformadora que brota do coração do ser humano e se esparrama na história, reservando um novo ânimo aos enfraquecidos e deixados, reinteramos nossa estima e gratidão a todos que participaram desses primeiros passos da Casa de Acolhida Rainha da Paz.

Ave Maria e Avante!