DNJ na Arquidiocese de São Paulo: exercício de comunhão e alegria juvenil

A A
<p>No último domingo,16 mais de 1200 jovens participaram de mais um DNJ</p>
Publicado em: 18/11/2014 - 18:00
Créditos: Setor Juventude

No último domingo, 16 de novembro, mais de 1200 jovens participaram de mais um DNJ – Dia Nacional da Juventude –organizado pelo Setor Juventude erealizado no Instituto Dom Bosco e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, dos salesianos, região central da cidade. Quase 200 voluntários, das pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e paróquias acordaram muito cedo para preparar as diversas atividades oferecidas ao longo do dia.

O evento teve início ao meio-dia, com apresentações artísticas de conjuntos musicais e grupos de teatro das nossas comunidades. A opção de “oferecer palco” aos jovens de nossas paróquias é pastoral: queremos valorizar, coerentes com o Evangelho do dia, os dons e talentos dos nossos jovens, atuantes nas comunidades, oferecidos de forma alegre e gratuita, ao invés de trazer conjuntos musicais ou cantores católicos famosos, que até poderiam atrair maior público, mas que exigiriam altos cachês, muitas vezesalém de nossas possibilidades financeiras.

O DNJ é momento de celebração e formação: tem um tema proposto pela Comissão Episcopal da Juventude da CNBB. E neste ano, o tema deu continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade: as questões do tráfico humano, a exploração comercial e sexual e o comércio de órgãos. Trata-se de um tema talvez “indigesto” para muitas pessoas. Entretanto, como Igreja, que possui uma Doutrina Social, coerente com a Constituição Pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, assumimos, como cristãos, “as dores e as esperanças dos nossos povos”, promovendo e resgatando a Dignidade da Pessoa Humana.

Às 13h, no teatro lotado de jovens, Ir. Maria Ângela, da Pastoral da Mulher Marginalizada, apresentou um breve relato da atuação da Igreja em relação às mulheres em situação de prostituição, em nossa cidade. Trouxe depoimentos de mulheres com idades entre 15 e 65 anos, que têm sua dignidade roubada por situações de violência, do tráfico de drogas e exploração sexual. Praticamente nenhum dos jovens presentes conhecia a atuação da Igreja em relação a estas pessoas! Em seguida, Pe. Marcelo Monge, Diretor da Cáritas Arquidiocesana, apresentou a situação das centenas de refugiados atendidos pelas ações da Igreja e diversos outros trabalhos de promoção humana realizados pelas Pastorais Sociais de nossa Arquidiocese. Infelizmente, muitos destes trabalhos preciosos não são do conhecimento de nossa juventude e de muitos leigos adultos.

Das 14h às 15h40, continuaram as apresentações artísticas e 9 oficinas foram oferecidas aos jovens, por grupos ligados ao Setor Juventude: Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Ministério Jovem da RCC, Setor Belém (com a participação do Vigário Episcopal para o Povo da Rua, Pe. Júlio Lancellotti), Movimento Juvenil Dominicano, Ordem dos Servos de Maria e outros, que apresentaram relatos de experiência de evangelização, ligadas diretamente ao tema do DNJ ou não.

Às 16h, já na Celebração Eucarística de encerramento, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, acolheu os jovens com alegria, convidando-os a renovarem sua entrega para a evangelização dos outros jovens, nos vários ambientes, recordando a JMJ Rio 2013 e convocando para a próxima JMJ, que será em 2016, na cidade de Cracóvia, na Polônia. Lembrou, assim, a necessidade da preparação, desde já, para termos uma boa participação como Arquidiocese de São Paulo.

Dom Carlos Lema Garcia, novo bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial do Setor Juventude, presidiu a Celebração Eucarística e,em sua feliz homilia aos jovens, recordou os tipos de talentos recebidos de Deus, relacionando com o Evangelho do dia e convocando a todos para colocá-los a serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos. Recordou a expressão usada pelo Papa Francisco na JMJ Rio 2013: “jovens: sejam revolucionários”, explicando que a revolução pregada pelo Santo Padre é aquela que modifique os corações, iniciando pelos próprios, buscando a santidade para mudar o mundo, sendo apaixonados por Jesus Cristo, testemunhando-oa si e aos outros, pondo a alma em tudo o que fazemos, alimentando a fé através da oração, da Eucaristia e fazendo render os talentos recebidos.

No final da Missa, os jovens receberam um folder com o tema: “A Vocação de todos à santidade na Igreja”. Introduzido com uma mensagem de Dom Odilo Scherer, possui as biografias e as orações dos beatos e santos que viveram em nossa cidade de São Paulo e trabalharam, com amor, na evangelização: Santa Paulina, Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, São José de Anchieta e os beatos Padre Mariano e Madre Assunta. Padres, religiosos e jovens ligados às obras religiosas, trouxeram quadros e imagens destes santos e beatos, que testemunharam a fé recebida no Batismo e que são, para nós, exemplos de santidade e felicidade vividas no amor de Deus.

Nei Márcio Oliveira de Sá
Secretário-executivo do Setor Juventude – Arquidiocese de São Paulo