Celebração no dia do Padroeiro

A A
NA PARÓQUIA SÃO JOAQUIM MISSA SOLENE NA FESTA DO PADROEIRA E EM LOUVOR A SÃO JOAQUIM E SANT’ANNA
Publicado em: 01/08/2022 - 15:00
Créditos: Redação

No dia 26 de julho, às 19h, a Paróquia São Joaquim, no Setor Aclimação, celebrou a festa do padroeiro, em missa solene em honra a São Joaquim e Sant’Anna, pais de Maria e avós de Jesus. Presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé e concelebrada pelo Padre Geraldo Pedro dos Santos, Administrador Paroquial e Padre Antônio Genivaldo Cordeiro de Oliveira, OMI, Vigário Paroquial. Os padres agradeceram a Dom Rogério, pela presença e por estar pela primeira vez na paróquia e num momento tão especial. A comunidade foi acolhida com muita alegria para rezar e cantar juntos e lembrar da memória dos avós e avôs e também por todos aqueles que receberam o dom e a felicidade de estar presente junto aos seus filhos e netos.

Em sua homilia, Dom Rogério enfatizou a importância da família na vida de cada um, assim como ele teve o privilégio de estar com seus avôs e das coisas mais importantes que recebeu deles, a simplicidade, a sabedoria e a força como trabalhador. Citou “foram muito sábios, conseguiram transmitir aos filhos e aos netos, valores da vida social, coisas que estão em falta hoje, como o respeito, a verdade e mencionou uma passagem de sua vida com seu avô sobre a necessidade de plantar, mesmo sabendo que não fosse colher os frutos ainda em vida.  Falou sobre Jesus e seus avôs, mas sabe-se que a influência da família nesse tempo era enorme e citou o livro "O cotidiano de Maria de Nazaré", de Clodovis Boff, destacando “hoje, se a família cumprir o seu papel, por mais distantes que estejam, os seus ensinamentos estarão sempre presentes.”

Ressaltou que em razão da ausência da família, muitas vezes os avôs acumulam as funções dos pais e dos avôs. E encerrou dizendo “pode ser que algum dia você não saiba absolutamente para onde ir, muitas vezes acontece com a gente, mas não se esqueça de onde vem.  Por isso, precisamos recordar a função dos nossos avôs, mesmo com erros eles tiveram um papel muito importante em nossas vidas... e hoje celebramos o santo padroeiro dessa Paróquia São Joaquim ao lado de sua esposa Sant’anna, avôs de Jesus, não podemos passar sem honrar esses que tiveram um papel tão importante na vida de jesus e também tão importante pra nós. Voltemos um olhar muito especial muito dócil aos nossos avôs, sejam eles vivos ou falecidos. E pai e mãe, preparem-se para exercer um dia uma missão muito importante, verdadeiramente sagrada. Ter consciência do que a gente representa pra essas novas gerações, especialmente hoje onde as famílias estão tão improvisadas, tão perseguidas, tão abandonadas pelas nossas autoridades, porque não fazem questão nenhuma de formar famílias fortes. Por isso, nesse caso temos uma missão ainda mais importante.”

Para encerrar citou uma frase de um padre conhecido dele: Pode ser que algum dia você não saiba absolutamente para onde ir, muitas vezes acontece com a gente, mas não se esqueça de onde vem.  Por isso, precisa recordar a função dos nossos avôs, mesmo com erros eles tiveram um papel muito importante em nossas vidas.

Como hoje celebramos o santo padroeiro dessa Paróquia São Joaquim ao lado de sua esposa Sant’anna avôs de Jesus, não podemos passar sem honrar esses que tiveram um papel tão importante na vida de jesus e também tão importante pra nós. Voltamos um olhar muito especial muito dócil aos nossos avôs, sejam eles vivos ou falecidos. De uma certa maneira, para o pai e mãe, prepararem-se para exercer um dia uma missão muito importante, verdadeiramente sagrada. E agradecer a Deus, como eu agradeço hoje, pedir a Deus a graça de sermos dignos daquilo que recebemos. E, como poderemos ser dignos se não somos capazes de representar isso as gerações que vem? Ter consciência do que a gente representa pra essas novas gerações, especial no tempo onde as famílias estão tão improvisadas, tão perseguidas, tão abandonadas pelas nossas autoridades, porque não fazem questão nenhuma de formar famílias fortes. Por isso nesse caso temos uma missão ainda muito importante.”

Texto: Mariza Figueiredo – Pastoral do Dízimo Paroquial

Fotos: Larissa Fetter e Yara Soares Barros – Pascom Paroquial