Caminhos de Iniciação à Vida Cristã (9) - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

A A
Publicado em: 11/07/2014 - 10:15
Créditos: jornal O São Paulo - ed. n. 3010

O aprofundamento da consciência e do compromisso social como expressão da caridade cristã encontra uma referência fundamental na Doutrina Social da Igreja. O papa Francisco ressalta a importância desta orientação para a vivência do discípulo missionário.

No processo de Iniciação à Vida Cristã não pode faltar a introdução à Doutrina Social da Igreja. Naturalmente, não é necessário pensar numa explanação de todas as questões sociais, mas proporcionar o conhecimento básico que se encontra no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, e contribuir para a formação da consciência, de atitudes e de comportamentos coerentes com a mesma, despertando também o desejo de aprofundá-la sempre, no discernimento das grandes questões de nosso tempo, em comunhão com a Igreja.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o papa Francisco recomenda vivamente o uso e estudo da Doutrina Social da Igreja, não como depósito estático, mas como orientadora do espírito que deve acompanhar o dinamismo da história e das diferentes realidades socioculturais. A propósito, faz questão de citar o papa Paulo VI: “Perante situações, assim tão diversificadas, torna-se-nos difícil tanto o pronunciar uma palavra única, como o propor uma solução que tenha um valor universal. Mas, isso não é ambição nossa, nem mesmo nossa missão. É às comunidades cristãs que cabe analisar, com objetividade, a situação própria do seu país” (E.G., n. 184).

A seguir, faz uma explanação de quatro princípios que devem orientar o desenvolvimento da convivência social e a construção de “um povo onde as diferenças se harmonizam dentro de um projeto comum”. São eles: “o tempo é superior ao espaço”; “a unidade prevalece sobre o conflito”; “a realidade é mais importante do que a ideia”; “o todo é superior à parte”. O papa afirma que tem “a convicção de que a sua aplicação pode ser um verdadeiro caminho para a paz dentro de cada nação e no mundo inteiro” (Cf. E.G. 221 a 237). Esse roteiro apresentado pelo papa Francisco é uma boa sugestão para trabalhar esse aspecto da Iniciação à Vida Cristã.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé

Imagem: Acervo Centro de Pastoral Resé

Tags