40 anos dos ferroviários

A A
Neste ano, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários completa 40 anos de existência, com muita história e com um inicio marcante,uma pequena promessa
Publicado em: 19/05/2015 - 09:30
Créditos: Região Sé

A história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários começa de uma forma muito simples, mas não sem importância. Ela começou com uma promessa.

Os operários das estradas de ferro de São Paulo fizeram uma promessa a Nossa Senhora Aparecida durante a Revolução de 30: se nenhum desastre acontecesse nas linhas e nenhum ferroviário fosse morto ou ferido em serviço, seria construída uma capela na oficina, em honra à Padroeira.

Foto de Thiago LeonE foi o que ocorreu. A Mãe Aparecida atendeu as súplicas dos devotos, e eles cumpriram a promessa, transformando em Capela uma sala da seção de maquinistas. Uma cópia fac-símile, uma cópia exata, da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi cedida aos ferroviários das Officinas do Norte para ser colocada na pequena capela. A primeira missa aconteceu no pátio da Oficina, em 1º de maio de 1934. A data foi escolhida para celebrar o dia dos ferroviários, 30 de abril, e a festa dos trabalhadores. Desde então, todos os anos, os operários das ferroviárias e das fábricas do Brás reuniam-se para celebrar o 1º de maio, com belas procissões em honra a Nossa Senhora Aparecida.

A comunidade do entorno foi crescendo, em 1968 foi construída uma capela do lado da Oficina, maior, e que recebia missas semanais, além da grande festa todo 1º de maio. Com toda essa história, em 1975, a Capela foi reconhecida como Paróquias, sendo inaugurada em missa celebrada por Dom Paulo Evaristo Arns, então Arcebispo de São Paulo, em 1º de maio daquele ano.

O olhar carinhoso de Nosso Senhor e de Nossa Senhora Aparecida sempre esteve presente na caminhada da Paróquia, cuja comunidade foi crescendo “em tamanho e graça”. Em 1998 foi inaugurada uma nova sede, maior, bem perto da antiga Capela (que continua em posse da Paróquia, e hoje abriga as ações do grupo de jovens “A Praça”).

A tradicional festa de 1º de maio acontece até hoje para marcar o aniversário da Paróquia e celebrar o padroeiro dos trabalhadores, São José Operário. Assim, a Paróquia tem duas grandes festas, já que Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia de sua festa, 12 de outubro.

As festividades ocorreram da seguinte maneira:

  1. Entre os dias 28 a 30 de maio aconteceu o Tríduo a São Jose, três dias de orações e celebrações ao santo.
  2. No dia 1º de maio, dia do aniversário da Paróquia e Dia de São José Operário os eventos decorreram da seguinte maneira: 09h ocorreu a Santa Missa de São José Operário, às 15h30, houve uma Procissão (com ponto de partida na antiga capela, situada na Rua Dr. Almeida Lima, 750) seguida de uma Missa Solene de São José Operário com homenagens e bênçãos aos trabalhadores, às 16h na Paróquia.

Dando continuidade às comemorações, os jovens da comunidade realizaram uma missão de reconstruir a história da Paróquia. Com a ajuda de vários paroquianos, que disponibilizaram fotos e realizaram entrevistas, e o resultado deste trabalho será exibido no dia 23 de maio, às 19h na Paróquia, e a mesma convida a todos pra comparecer no local.