Secretários (as) paroquiais têm formação sobre o Sínodo Arquidiocesano

A A
Secretários e secretárias paroquiais estiveram, dia 13 de setembro, na Cúria de Santana, para dia de formação sobre o Sínodo Arquidiocesano e sobre o sistema contábil
Publicado em: 28/09/2017 - 10:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Secretários e secretárias paroquiais estiveram, dia 13 de setembro, na Cúria de Santana, para dia de formação sobre o Sínodo Arquidiocesano e sobre o sistema contábil implantado nas paróquias.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, fez a abertura do encontro, que foi precedido de oração na capela São José da Cúria, acolhendo os participantes e apresentando o Padre Tarcísio Marques Mesquita, coordenador arquidiocesano de pastoral, que assessorou o evento expondo os objetivos e as etapas do Sínodo Arquidiocesano, do qual é e secretário executivo.

Padre Tarcísio evidenciou que o lema do sínodo: “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas” motiva o povo a discernir a realidade urbana, na qual a Igreja está inserida, e onde tem a missão de testemunhar Jesus Cristo e seu Evangelho. Nesse sentido, o sínodo ajudará a Igreja de São Paulo ao verificar a realidade, renovar sua comunhão e vida pastoral.

Para o bom êxito do evento foi ressaltada a importância do papel dos secretários e secretárias paroquiais na disseminação das comunicações entre o secretariado do sínodo e os animadores e paroquianos participantes.

Foi informado que o processo para a realização do sínodo está estruturado em etapas:

a) preliminar – durante 2017, em que o povo é convocado a rezar pelo evento, são estruturados os organismos, definido regulamento, nomeadas as comissões, etc.;

b) preparatória da base – durante 2018, em que são realizadas as etapas paroquiais, enviados questionários para se discernir a realidade, bem como a tomada de consciência dos paroquianos;

c) preparatória dos vicariatos regionais e ambientais – durante 2019, em que serão realizadas assembleias sinodais nos vicariatos para análise dos questionários enviados para as paróquias;

d) assembleia do sínodo arquidiocesano – durante 2020, os delegados sinodais eleitos ou indicados analisarão os relatórios das regiões episcopais e vicariatos ambientais e proporão os caminhos para a Igreja de São Paulo.

A reunião dos secretários e secretárias paroquiais continuou com a assessoria do Padre Antônio (Toninho) Moura, administrador regional, e de Elaine Mendes, que discutiram o sistema contábil implantado na Região Santana e tiraram dúvidas dos participantes, no que foram auxiliados por Leandro Luís Lobato, da Desenvol Sistemas de Informática, que desenvolveu o software do sistema.

O encontro foi encerrado com missa presidida por Dom Sergio e concelebrada pelos padres Toninho e Andrés Marengo, coordenador regional de pastoral.