Paróquia Sant’Ana comemora 120 anos “de portas abertas”

A A
Comemoração teve missa solene presidida por Dom Sergio e concelebrada pelos padres Maurício, Maércio e Bolívar e assistida pelo Diácono Nilo
Publicado em: 30/07/2015 - 15:45
Créditos: Rubens da Cruz e fotos de Cida Mendasoli

Com o lema “120 anos de portas abertas”, a Paróquia Sant’Ana celebrou, dia 12, seus 120 anos de fundação em missa solene presidida pelo vigário episcopal para a Região Santana, dom Sergio de Deus Borges.

A missa foi concelebrada pelos padres Maurício Viera de Souza, pároco, Maércio Ângelo Pissinatti Filho, vigário paroquial, e Bolívar Hauck, religioso da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora Salette, a qual foi responsável por pastorear a paróquia por cerca de 84 anos.

Ao falar do aniversário de fundação, Dom Sergio recordou que a Igreja é a casa dos vocacionados do Reino de Deus e que, “nestes 120 anos, muitos discípulos-missionários descobriram sua vocação aqui, descobriram aqui sua missão, porque aqui se anunciou sempre e continuamos a anunciar Jesus, aquele que chama seus novos discípulos”.

O bispo auxiliar também lembrou que “esta comunidade paroquial precisa fazer nascer entre todos nós o encanto da missão. Devemos ser temerosos com pessoas que olham para trás, isto é, querem manter tudo como está se nenhuma renovação, sem abrir a porta aos outros, sem sair em missão. O encanto da missão consiste em trazer a graça e dar a de Deus aos outros”.

No final da celebração, em nome da comunidade, padre Maurício agradeceu a presença de todos e destacou a importância desta comunidade que se faz presente no centro da região e por isso encontra inúmeros desafios na missão de anunciar o Evangelho. Padre Bolívar, falou em nome da comunidade Saletina e salientou que os laços que unem a Paróquia Sant’Ana e o Santuário da Salette, devem existir além da oração no compromisso de caminhada conjunta.

Fundada em 12 de julho de 1895, por meio do decreto do então bispo diocesano de São Paulo, dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, a Paróquia Sant’Ana nasceu de um desmembramento da Paróquia Santa Ifigênia. Tendo como Matriz Provisória a Capela de Santa Cruz, o território paroquial abrangia toda a zona norte da cidade a partir do rio Tietê, até a cidade de Guarulhos. Desta paróquia foram desmembradas cerca de 65 paróquias.

Seu primeiro pároco foi o cônego Antônio Augusto Lessa, que lançou a pedra fundamental do templo em 1896, tendo sido iniciadas de fato as obras tão somente em 1906. Em 1904, com a chegada dos primeiros Missionários Saletinos ao Brasil, a paróquia foi entregue aos cuidados pastorais do padre Clemente Henrique Moussier. No ano de 1914, as obras foram interrompidas devido à crise econômica fruto da Primeira Guerra Mundial. As obras só foram retomadas na década de 1920 e aos poucos as obras foram concluídas, com a construção das torres e acabamento da parte interna. No ano de 1986, os cuidados da Igreja foram entregues aos padres do clero secular.

Dentre os párocos que passaram pela paróquia em seus primórdios, pode-se destacar a figura do padre Roberto Landell de Moura, que desempenhou sua função entre os anos de 1898 e 1900, uma vez que aqui, realizou as primeiras experiências de transmissão de rádio, podendo ser considerado pai da invenção do rádio.