Clero reflete Campanha da Fraternidade 2015

A A
Frei Guilherme Anselmo, SIA, coordenador da CF na Região Santana, assessorou evento
Publicado em: 12/11/2014 - 14:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves/Pascom

Frei Guilherme Anselmo, SIA, coordenador da CF na Região Santana, assessorou evento

A Campanha da Fraternidade (CF) 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), foi objeto de estudo pelos padres e diáconos da Região Santana, que se reuniram na Cúria de Santana, dia 4, para sua reunião mensal com Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

A reflexão teve como assessor Frei Guilherme Anselmo, SIA, coordenador da CF na Região Santana, que ofereceu uma compreensão abrangente do tema embasada no Concílio Ecumênico Vaticano 2º, trazendo considerações sobre o histórico das relações entre Igreja e sociedade no nosso país, além de refletir sobre a dimensão da vida em sociedade. A dignidade humana, o bem comum e a justiça social também foram refletidos norteando a ação das pastorais.

Frei Anselmo conseguiu levar os participantes a rememorar o concílio que a Igreja celebra seu 50.º aniversário de encerramento e apresentou algumas ações concretas a serem aplicadas:

Grupos familiares de reflexão; momentos de discernimento evangélico sobre o ocorre na comunidade, bairro, cidade etc. e identificar ameaças à vida e propor formas e superação dessas situações; conhecer os trabalhos que a Igreja já tem a serviços dos mais necessitados e promover ações solidárias a esses trabalhos; promover debates e sensibilizações sobre sustentabilidade, respeito, educação, bens públicos etc.; criar serviços paroquiais específicos para atender as necessidades locais (reforço escolar, biblioteca, mutirões de ajuda etc.); promover o diálogo com outras denominações religiosas; conhecer os elementos locais de violência e debater buscando propostas concretas de solução; inscrever no plano pastoral da Região ou paroquial a participação nos Conselhos Paritários ou Conselhos de Políticas Públicas que são órgãos colegiados com a incumbência de formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas.