Testemunhos a favor de Jesus - Raul de Amorim

A A
16/12/2016 - 00:15

Jo. 5,33-36

Para compreendermos melhor a leitura de hoje é necessário lembrar que o texto está inserido na questão sobre a violação do sábado na cura do paralítico (cf.Jo.5,1-9). Jesus tenta até explicar: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho” (Jo.5,17) Para os judeus, Deus trabalhou durante seis dias para criar o mundo. Mas no sétimo, no sábado descansou (Gn. 2,2). Quem testemunha a favor de Jesus? Essa é a questão.

Jo. 5,33-34: Vocês mandaram mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu não preciso de testemunho humano; porém, falo isso para que vocês sejam salvos...

Parece estranho o começo da leitura de hoje, mas é bom lembrar que o livro do Deuteronômio fala da exigência de duas testemunhas para todo e qualquer processo. Sabemos que os fariseus eram fanáticos na observância da Lei. Não conseguiam enxergar além.

Os fariseus tinham dificuldade de entender Jesus porque estavam presos as “palavras” da Escritura, no entanto não compreendiam o seu significado. Muitas vezes também nós ficamos “presos” a um ensinamento superficial. Não conseguimos encarnar a Palavra de Deus.

Jo. 5,35: João era a lâmpada que estava acesa e iluminava, e vocês quiseram alegrar-se, por um momento, com sua luz.

Jesus apresenta as testemunhas que confirmam a validade da missão por Ele realizada. Mesmo diante do testemunho de João Batista a quem eles admiravam os judeus não se rendiam à verdade e continuavam a questioná-lo. João foi fiel à sua missão. João tinha consciência de que era preciso que Jesus crescesse e ele mesmo diminuísse.

Porém, nem todos estavam atentos à mensagem de João e por isso não se abriram ao ensinamento de Jesus e continuavam a persegui-lo. Ele, no entanto não se intimidava, pois tinha certeza que Ele próprio era a maior testemunha do amor de Deus para a humanidade.

Jo. 5,36: Mas eu tenho um testemunho maior do que o de João: são as obras que o Pai me concedeu para realizar. São essas obras que dão testemunho de mim mostrando que o Pai me enviou.

As obras que Jesus realizava doando e espalhando a vida, são as principais testemunhas, porém as autoridades não têm olhos e sensibilidade para perceber. Por isso não são capazes de compreender que as obras que Jesus realiza são o grande sinal de que Ele é o Messias, o Filho de Deus.

Acreditar que o Pai, por meio da sua misericórdia, confiou a seu Filho Jesus a missão de manifestá-lo através de gestos de bondade e misericórdia é a nossa grande tarefa missionária.