Paróquia São Paulo Apóstolo faz 35 anos

A A
No domingo, 20, aconteceu a primeira carreata em honra ao Padroeiro, com a bênção dos veículos, seguida de missa
Publicado em: 23/08/2017 - 15:00
Créditos: Região Belém

Para comemorar os 35 anos de criação da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Setor Pastoral São Mateus, a comunidade paroquial realizou um tríduo festivo com o tema “São Paulo Apóstolo e a Virgem Maria nos ensinam o caminho de Deus”.

No domingo, 20, aconteceu a primeira carreata em honra ao Padroeiro, com a bênção dos veículos, seguida de missa.

“Primeiro queremos agradecer a Deus por esses 35 anos, por ter conseguido chegar aonde nós estamos”, manifestou o Padre Antonysamy Manokarados, indiano, Pároco há dois anos. Padre

Mano, como é mais conhecido, afirmou que muitos dos desafios seguem os mesmos da época de criação da Paróquia, “mas enfrentamos os desafios com olhar melhor, um olhar diferente”. Além dele, a Paróquia é atendida por outros dois padres verbitas, o irlandês Joseph Dillon e o brasileiro Weder Vieira.

Criada oficialmente em 20 de agosto de 1982, a Paróquia iniciou sua caminhada pastoral ainda em meados da década de 1960, com a chegada das Irmãs Orionitas. Sem a presença de igrejas na localidade, os fiéis se reuniam no Instituto Mater Dei, junto às religiosas, para as celebrações eucarísticas.

Participante desde o início da caminhada da comunidade, Oswaldo da Silva Oliveira afirmou que a presença frequente de Dom Luciano Mendes de Almeida e a colaboração do Cardeal

Paulo Evaristo Arns, ambos já falecidos, foram fundamentais para o fortalecimento da ação da Igreja no bairro. Ele destacou como pontos fortes da pastoral da Paróquia a atuação nas favelas e a defesa das famílias.

Antes de receber como padroeiro o Apóstolo Paulo, a comunidade tinha como padroeira Nossa Senhora Aparecida, título que outra comunidade (hoje Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Vila Nova York) já recebia.

Durante todos estes anos também trabalharam nas comunidades, além das Irmãs Orionitas, padres diocesanos, padres missionários Espiritanos, as Irmãs Espiritanas, da Congregação do Santo Rosário, e os padres da Congregação do Verbo Divino, Verbitas, atuantes até hoje no local.