Pastorais celebram com Dom Angélico Sândalo no Centro Pastoral São José

A A
A Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz e a Pastoral Operária participaram de missa presidida por dom Angélico em ação de graças pela beatificação de D. Oscar Romero.
Publicado em: 09/10/2015 - 20:30
Créditos: Redação

Pastorais Sociais em busca de uma Pastoral de Conjunto

A Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo realizou no sábado, 03 de outubro, um seminário com as pastorais sociais atuantes na Região Episcopal Belém.

O encontro orientado pelo coordenador de Pastoral da Região Belém, Pe. Marcelo Maróstica, contou com a presença de dom Devair Araújo da Fonseca, bispo referencial para Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz e auxiliar para a Região Brasilândia.

No seminário, cada uma das 11 pastorais e o organismo presentes (Pastorais: do Menor, da Criança, Afro, Carcerária, Indigenista, da Pessoa com Deficiência, da Saúde, da Moradia, Operária, do Povo de Rua, do Migrante e Cáritas) partilharam experiências de sua ação pastoral.

Em um segundo momento, os agentes das pastorais sociais se reuniram em grupos para analisar como estava acontecendo de forma concreta o testemunho de Jesus Cristo na cidade e a vivência das pastorais nas diversas instâncias organizativas da Arquidiocese.

Por fim, os grupos avaliaram como assumiram as urgências da ação evangelizadora propostas pelo 11ª Plano de Pastoral e pela última assembleia arquidiocesana (Igreja em estado permanente de missão; Igreja a serviço da vida plena para todos; Evangelização dos Jovens). Os resultados da avaliação nos grupos, em que se verificou se as pastorais se fizeram realmente missionárias, samaritanas e se deram passos concretos na evangelização da juventude, foram apresentados pelos agentes de pastoral. As pastorais sociais buscam um maior diálogo e unidade para o exercício de uma Pastoral de Conjunto.

 

Pastoral Operária e a Espiritualidade do Conflito

“A Espiritualidade do Conflito” foi o tema do Seminário promovido pela Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo no sábado, dia 03 de outubro, no Centro Pastoral São José, sob a assessoria de dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito da diocese de Blumenau (SC).

O seminário teve como objetivo a reflexão sobre o conflito na vivência e testemunho da fé em Jesus Cristo, “conseqüência de uma opção sincera e comprometida em favor do Reino”.

Durante a primeira parte do encontro, dom Angélico levou à reflexão sobre a espiritualidade do conflito os agentes da pastoral operária, a partir da passagem de Mt 10,16, “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos...”

Após a reflexão, foram levantados pelos presentes indagações, dúvidas, e partilhas de experiências da pastoral operária, que dom Angélico fazia questão de comentá-las.  Durante este segundo momento, se viu a necessidade de uma análise fiel da conjuntura, para que possa guiar o serviço pastoral.

O estudo da Doutrina Social da Igreja e o diagnóstico da presença da Igreja na metrópole, foram questões também tratadas, assim como a unidade, comunhão e o diálogo.

 

O Mártir da Paz

Na tarde desse mesmo sábado, os dois grupos reunidos no Centro Pastoral São José (Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz e a Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo) se reuniram na capela São José, para uma celebração em ação de graças pela beatificação de dom Oscar Romero, presidida por dom Angélico Sândalo.

Beato Oscar Romero foi Arcebispo de San Salvador (El Salvador) de 1977 a 24 de março de 1980, quando foi morto a tiros enquanto celebrava a Santa Missa. Em suas homilias, dom Oscar Romero denunciava abusos de poder, a repressão e a violação dos direitos humanos. O mártir é conhecido e venerado como o bispo das Américas.

Durante a homilia, dom Angélico pediu aos presentes que sejam sinal do Reino, com “amor, ternura e misericórdia” e finalizou citando dom Paulo, que sempre pedia “coragem” frente aos desafios pastorais, “de esperança em esperança, na esperança sempre”.

 

Pastoral Operária e a Espiritualidade do Conflito