O clero da Região Belém inicia formação com assessoria do Pe. Edênio Valle

A A
O primeiro de cinco encontros tratou do tema: “O presbítero, homem da misericórdia de Deus”
Publicado em: 15/03/2016 - 20:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Mais de noventa padres e diáconos da Região Episcopal Belém participaram, no dia 9 de março, da reunião do clero regional, no Centro Pastoral São José. O encontro teve início com a saudação do vigário episcopal, Cônego José Miguel.

Na primeira reunião do ano, o clero contou com a assessoria do Pe. Edênio Valle, que falou sobre o tema “O presbítero, homem da misericórdia de Deus”. Esse foi o primeiro de cinco encontros que fazem parte da formação do clero planejada para 2016.

Pe. Edênio Valle é da congregação do Verbo Divino, exerce seu ministério na Diocese de Santo Amaro e é professor da PUC-SP. Pe. Edênio, que também é psicólogo, tem longa experiência em pesquisas sobre o clero, adquiridas nos seus 55 anos de padre e trabalhos na CRB, CELAM, como provincial dos verbitas, e em outros trabalhos no Brasil e no exterior.

“Se entendo o que é a Igreja, entendo o que é o clero”, disse o religioso verbita, citando um período da Igreja em que era grande a crise do clero no Brasil, em que se questinava “o que é ser padre”. Disse ainda que na maioria das vezes a crise vocacional está ligada a questões afetivas e que isso deve ser debatido dentro da Igreja.

O padre citou ainda sintomas do clero, frutos de uma pesquisa que realizou para o livro “Padre, você é feliz?: uma sondagem psicossocial sobre a realização pessoal dos presbíteros do Brasil”. Por exemplo: desânimo, fechamento à fraternidade presbiteral, desencanto com o autoritarismo dos bispos, angústia por não corresponder ao perfil idealizado do presbítero, sobrecarga de trabalho, estresse, carência de amizades dentro do clero, entre outros.

Ao fim da exposição, os participantes se reuniram em pequenos grupos para sugerir aspectos que podem ser objeto de reflexão nos quatro próximos encontros.

A reunião contou, também, com um espaço para questões pastorais, avisos e orientações, como as peregrinações dos setores e das paróquias ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, por ocasião do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, e a Romaria Arquidiocesana a Aparecida.

O clero da Região Belém inicia formação com assessoria do Pe. Edênio Valle