II Encontro de Formação para Missionários e Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina

A A
61 missionários e coordenadores participaram do curso assessorado pelo pe. Josieldo, Diocesano do Ceará
Publicado em: 05/11/2015 - 11:30
Créditos: Texto e fotos: Maria de Cássia Batista

No dia 31 de outubro, Padre Josieldo, Diocesano do Ceará, ministrou palestra sobre Missão no II Encontro de Formação para Missionários e Coordenadores da Mãe Rainha. Estudante de Direito Canônico, com 36 anos de idade, e 8 anos de sacerdócio, trabalhou como assistente em Schoenstatt, por ocasião das Celebrações Jubilares em 2014, selou sua Aliança de Amor no dia 18 de outubro de 2014, em Schoenstatt, e reside na casa dos Padres no Ipiranga.

Tema da palestra – “MISSÃO”

Pe. Josieldo, iniciou sua palestra, enfatizando que só pode ser missionário quem fez um encontro pessoal com Jesus Cristo, e acrescentou que a característica do missionário está no Evangelho de Mt. 5,1—12ª.

OBJETIVO GERAL – Evangelizar à partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela palavra de Deus e pela eucaristia, a luz da evangélica opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida plenamente rumo ao reino definitivo.

O encontro pessoal com Jesus se dá na eucaristia. Não pode ser missionário quem faltar na missa aos domingos e dias santos. É pecado. É na força do Espírito, na oração, temos que ter vida de oração,  senão fizermos esta experiência, estamos perdendo tempo, a igreja não é ONG.

Quem é a igreja? Nós, pelo batismo todos nós somos a igreja. Uma igreja discípula é uma igreja que segue Jesus, que quer sempre aprender, todos os dias é um aprendizado para nós. Uma igreja que vai ao encontro.

Devemos nos perguntar: como estou sendo missionário da Mãe Peregrina? ...medíocre, desorganizado, faço tudo de qualquer maneira...

Que tipo de missionário estou sendo? O que significa ser uma igreja misericordiosa?

Capítulo 15 de São Lucas, está a síntese de uma igreja misericordiosa. Para ser missionário tem que estar alimentado pela palavra de Deus.

Jesus ia ao encontro dos povos, assim devem ser os missionários ir ao encontro das famílias, o missionário deve plantar e semear o amor. Não pode ser missionário quem espalha agouro, inveja, discórdia, mentira, cria dificuldades, impõe barreiras, etc.

Evangelho de Mateus, capítulo 5, contém o perfil do missionário, tem que ter intimidade com Deus. O grande desafio = vida de oração.

1ª característica – “bem-aventurados os que tem o coração pobre, porque deles é o reino de Deus”. Alguém que depende de Deus, que coloca sua confiança em Deus.

Exemplo: Certo dia Madre Teresa de Calcutá saiu para distribuir alimentos aos pobres, vendo que um dos mendigos tinha duas latas, pediu que ele dividisse com o que não tinha nenhuma, ele respondeu não, é apegado.

2ª característica – bem-aventurados os que choram, colocar as dores, e sofrimentos em Jesus porque serão consolados.

3ª característica – bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Mansidão quando chega a tempestade, é resolver o problema com controle, com confiança.

Como Maria estava diante da cruz? Estava de pé, atitude de mansidão. Senhor diante da cruz dos problemas, serenidade, confio em teu poder.

4ª característica – bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.

5ª característica – bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Deus ama com amor de misericórdia. A misericórdia é o atributo máximo de Deus. Ser misericordioso é tratar o outro como Deus nos trata. Buscar o que estava perdido.

6ª característica – bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus.

Como podem ser puros???, se vivem na Televisão se contaminando com as novelas, na internet, etc...

Precisamos ser puros de confiar, de acreditar.

7ª Característica -  bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. Os que promovem a paz, evitando as discórdias, os comentários fúteis, negativos, etc.

8ª característica – bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.  Silenciar, rezar, por aqueles que nos perseguem.

9ª característica – bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos porque serão recompensados nos céus.

A seguir, participamos da celebração da Santa Missa, na homilia o Pe. Emerson, ressaltou a importância da busca da santidade, o que nos faz santos é a presença de Deus em nós. Acolher essa presença, deixar-se conduzir por ela, é o caminho da santidade. O Padre ainda recordou o lema do Movimento de Schoenstatt, “Contigo Pai, Família em Aliança, Santidade e Missão!

Participaram deste encontro 61 (sessenta e um) missionários e coordenadores.

II Encontro de Formação para Missionários e Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina