Dom Odilo: ‘Que o mundo possa experimentar o poder redentor de Jesus ressuscitado’

A A
Arcebispo de São Paulo presidiu a missa da Solenidade da Páscoa da Ressurreição, 9, na Catedral da Sé, na manhã do domingo, 9.
Publicado em: 10/04/2023 - 10:00
Créditos: Redação

“Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”, diz o refrão do Salmo Responsorial (Sl 118) da missa da Solenidade da Páscoa da Ressurreição, 9, presidida Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, na Catedral da Sé, na manhã deste domingo, 9.

Considerada a data mais importante do calendário litúrgico católico, no Domingo de Páscoa celebra-se a vitória da vida sobre a morte e o testemunho dos apóstolos de que o túmulo está vazio, pois o “Senhor verdadeiramente ressuscitou”.

A celebração contou com a participação da orquestra filarmônica do Senai e da Capela Musical da Catedral da Sé.

“Neste dia, de maneira todo especial, o primeiro de todos os domingos, não fazemos apenas uma lembrança de fatos acontecidos há muito tempo, nós celebramos o senhor ressuscitado que está no meio de nós”, afirmou Dom Odilo, no início da homilia, acrescentando que este é também o dia de recordar que cada cristãos teve um encontro com o ressuscitado no começo da vida, especialmente por meio do Batismo. 

PROMESSA

“A ressurreição de Jesus introduziu na nossa história a eternidade, a vida sobrenatural e, assim como Jesus ressuscitou dos mortos, ele prometeu que todos os que dele se aproximam, nele creem e participam da sua vida neste mundo, também terão parte com ele na vida eterna”, sublinhou o Arcebispo, recordando as palavras do apóstolo São Paulo, que afirma: “carregamos esse tesouro em vasos de barro”, mas reitera que, “pela graça de Deus, sempre é possível de novo recuperar a nossa dignidade, a nossa condição de filhos e filhas de Deus pela misericórdia de Deus, ser perdoados também nos nossos pecados”.

“Deus nos valorizou muito, a ponto de enviar seu filho unigênito ao mundo, para participar da nossa história, conhecer as nossas misérias, sentir na sua carne as nossas contradições, até mesmo a violência, a morte, a sepultura, para sabermos que nada disso é limite para Deus, para que ele realize a sua obra e a sua promessa de nos transformar em Cristo Jesus e criar nós o homem e a mulher nova”, continuou o Cardeal, salientando que a Páscoa é um chamado para que os cristãos renovem suas disposições e propósitos para construírem um mundo novo, sendo “expressão da glória de Deus e anúncio daquilo que Deus ainda tem para fazer por nós todos, à semelhança de Cristo ressuscitado”.  

“Que este mundo possa experimentar o poder redentor de Jesus ressuscitado”, concluiu Dom Odilo.  

No fim da missa, o Arcebispo recordou que, para os católicos, a solenidade da Páscoa se estende ao longo da semana, com a celebração da Oitava da Páscoa. Por isso, Dom Odilo convidou os fiéis a saudarem as pessoas com “Feliz Páscoa”, para lembrar aos outros que Jesus verdadeiramente ressuscitou.