Terço do Homens comemora o seu dia nacional com celebração na Praça da Sé

A A
Milhares de fiéis participaram da Santa Missa na Catedral de São Paulo e rezaram o Terço na Praça da Sé.
Publicado em: 13/09/2023 - 15:45
Créditos: Redação

A Catedral da Sé ficou lotada na manhã do sábado, 9, para a celebração que marcou a primeira comemoração do Dia Nacional do Terço dos Homens. A data foi instituía em abril, por meio da Lei Federal 14.558/2023, fixada em 8 de setembro, dia em que, no calendário litúrgico, se comemora a Natividade de Nossa Senhora.

O evento reuniu cerca de 2 mil ho- mens de grupos da Arquidiocese de São Paulo e de outras dioceses vizinhas. A missa foi presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Sé, que representou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que estava em peregrinação à Terra Santa.

O Terço dos Homens é um movimento nacional, em que grupos de homens se reúnem por todo o País para rezar o Terço, geralmente uma vez por semana. Um dos principais objetivos desta iniciativa é resgatar a presença masculina na Igreja. O movimento, contudo, também fomenta a devoção mariana nas famílias.

“O Terço dos Homens tem se mostrado cada vez mais um movimento que toca o coração das pessoas e faz com que outros que ainda não participam pensem na grande oportunidade que têm de rezarem juntos pedindo a intercessão da Mãe de Jesus”, afirmou Dom Rogério, na homilia.

Recordando a passagem bíblica das bodas de Caná, quando Jesus transformou a água em vinho, o Bispo frisou que a intercessão de Nossa Senhora naquela ocasião foi verdadeiramente eficaz e, ainda hoje, os cristãos a ela recorrem como poderosa intercessora.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

EVANGELIZAÇÃO

“O que é o Terço senão um verdadeiro ato de evangelização?”, sublinhou Dom Rogério, afirmando que essa não é apenas uma oração, mas, sim, “a possibilidade de as pessoas, por mais simples que sejam, percorrerem os principais mistérios da nossa salvação” sob a proteção de Maria, que acompanhou os passos de seu divino Filho, tornando-se como que uma guia para que os cristãos também percorram o caminho da salvação.

“Por sua simplicidade, o Terço realiza aquilo que o próprio Evangelho anuncia”, completou o Bispo.

Por fim, Dom Rogério salientou que a celebração do Dia Nacional do Terço dos Homens não tem o objetivo de apenas mostrar a força de mobilização do movimento, mas dar testemunho do valor evangelizador da oração do Terço. “Cumprimento-os todos pelo testemunho corajoso de cada um de vocês, que não se esquecem dos exemplos e ensinamentos da Mãe de Jesus”, concluiu.

ORAÇÃO PODEROSA

Após a missa, houve um momento de meditação conduzido pelo Padre Helmo César Faccioli, Auxiliar do Cura da Catedral da Sé, que partiu das palavras de Santo Agostinho, que definia a Virgem Maria como a “escada” que liga o céu e a terra e trouxe Jesus para a humanidade.

“Deus não resiste à multidão de homens de joelhos, elevando as mãos e pedindo a intercessão de Nossa Senhora”, destacou o Sacerdote, afirmando que a oração do Terço é poderosa e é inigualável, “pois é a oração que nos leva a acolher dentro de nós o mistério da salvação”, completou.

Em seguida, os fiéis se dirigiram para a Praça da Sé, onde rezaram o Terço diante do Marco Zero da cidade.

Na conclusão do evento, por meio de uma videomensagem, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, saudou os participantes do evento e enviou a sua bênção.

“É um momento importante não só para a Arquidiocese de São Paulo, para o estado de São Paulo, como para o Brasil inteiro”, afirmou Dom Gil, reforçando que esse movimento é uma forma de propagar a devoção mariana do Terço para os homens, famílias e comunidades. “Você, homem, deve ser um missionário de Jesus Cristo por meio do Rosário da Virgem Maria”, manifestou o Arcebispo, exortando os homens e formarem grupos do movimento nas paróquias e comunidades onde ainda não exista.

INÍCIO DE UMA TRADIÇÃO

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Marcelo Saad, um dos organizadores do evento, agradeceu a adesão dos grupos não apenas da Arquidiocese, como de dioceses vizinhas da região metropolitana.

“Nosso objetivo era louvar Nossa Senhora e marcar esta data, para fazer valer a lei que instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens. Nesse sentido, esperamos que no próximo ano ainda mais pessoas participem da comemoração para, assim, criar uma tradição”, afirmou.