Os catequistas são ‘evangelizadores de primeira linha’, diz Dom Odilo

A A
Por ocasião da celebração do Dia Nacional do Catequista, o Cardeal Odilo Pedro Scherer participou de um encontro virtual com os catequistas da Arquidiocese de São Paulo.
Publicado em: 31/08/2023 - 11:45
Créditos: Redação

Por ocasião da celebração do Dia Nacional do Catequista, comemorado no 4º domingo de agosto, mês vocacional, o Cardeal Odilo Pedro Scherer participou de um encontro virtual com os catequistas da Arquidiocese de São Paulo, na sexta-feira, 25

A live, transmitida pelas mídias digitais da Arquidiocese, também contou com a presença de Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar de São Paulo e Referencial arquidiocesano para a Animação Bíblico-Catequética; padres assessores da Catequese nas regiões episcopais; e foi acompanhada por catequistas das paróquias, comunidades e escolas da Arquidiocese.

O Arcebispo de São Paulo iniciou o encontro cumprimentando os catequistas e o trabalho realizado pela Escola Bíblico-Catequética São José de Anchieta, instituída em março, e cujas aulas começaram em abril nas seis regiões episcopais.

Dom Odilo também explicou os trabalhos de elaboração de novas diretrizes para a Catequese, que estão em andamento, a partir das propostas do sínodo arquidiocesano. Entre elas, está a reorganização da animação bíblico-catequética, para alcançar cada vez mais seu objetivo de ser um processo de iniciação à vida cristã e da vivência da fé.

PROPOSTAS SINODAIS

Retomando a sua carta pastoral publicada em março, na conclusão do sínodo, o Cardeal Scherer compartilhou com os catequistas as preocupações surgidas ao longo do caminho sinodal, que acentuam a necessidade de uma renovada ação evangelizadora na cidade, na qual os catequistas, têm um papel essencial. “Vocês, catequistas, são evangelizadores de primeira linha”, enfatizou.

O primeiro aspecto apontado é o aprofundamento da comunhão eclesial. “A nossa comunhão se dá em torno da mesma profissão de fé… Temos que estar muito aten- tos para que nossa Igreja permaneça unida na Palavra de Deus, na celebração da Eucaristia, em torno do Papa, do Bispo”, explicou o Cardeal, reforçando que essa comunhão deve ser aprofundada também por meio da Catequese.

Outra necessidade destacada é o senso de pertença à Igreja e a identidade católica. “Objetivamente, a pesquisa de 2018 mostrou que há um ‘descolamento’ muito grande de muitos católicos em relação à Igreja… O que podemos fazer para contagiar essas pessoas para participarem da vida eclesial?”, indagou o Arcebispo, novamente sublinhando o papel da Catequese no enfrentamento desse desafio.

Uma terceira preocupação despertada no sínodo é a promoção da conversão e renovação missionária. “Durante muito tempo, ficamos acomodados, pensando que todos eram católicos, vão à Igreja e já conhecem os fundamentos da fé. Porém, nos demos conta que não é assim. A cada geração, é preciso retomar a evangelização”, observou o Arcebispo.

CONHECER O CATECISMO

Em seguida, Dom Odilo interagiu com o público e respondeu a algumas questões. Em uma das respostas, o Arcebispo salientou a importância de haver uma “catequese permanente”, isto é, que não se resume à preparação para os sacramentos, mas na constante atualização e aprofundamento dos fundamentos da fé e da doutrina da Igreja, por meio de cursos, formação.

Nesse sentido, o Cardeal reforçou a importância de que todo fiel conheça e estude o Catecismo da Igreja Católica, que ele definiu como “o manual do católico”, que sintetiza os fundamentos da fé professada, celebrada e praticada pela Igreja. “Esses vários aspectos são, portanto, uma breve explicação do que é ser cristão”, completou.

Por fim, Dom Odilo agradeceu aos catequistas a missão realizada. “O que vocês fazem é muito importante na missão da Igreja. Continuem a fazer com muito amor, dedicação e fé… Não queiram colher o fruto imediatamente. Semeiem com generosidade. O fruto um dia virá, com o tempo e a perseverança”, concluiu.

O vídeo da íntegra do encontro está disponível em: https://curtlink.com/SKnZ2Da.