Dom Odilo na Páscoa da Ressurreição de Cristo: ‘Este é o novo grande dia de Deus’

A A
Arcebispo Metropolitano presidiu a missa solene da Páscoa na Catedral da Sé, no domingo, 31 de março
Publicado em: 31/03/2024 - 13:30
Créditos: Redação

Com júbilo, a Igreja proclama que neste domingo, 31 de março, despontou um novo dia: a morte está vencida, Cristo verdadeiramente ressuscitou.

Na Catedral da Sé, centenas de fiéis participaram da Missa da Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ao saudar a todos, após ter incensado o círio pascal, o Arcebispo Metropolitano desejou-lhes feliz Páscoa.

“Este é o primeiro de todos os domingos, o Domingo da Páscoa da Ressurreição de Jesus. Recordamos a vida nova que Ele nos trouxe e que recebemos durante o nosso Batismo”, disse Dom Odilo, explicando que por essa razão no começo da missa é feita a bênção da água e a aspersão sobre o povo, para que se recorde o Batismo.

Antes da proclamação do Evangelho, foi entoada a Sequência Pascal, na qual os cristãos exultam a Cristo que lavou o mundo do pecado, venceu a morte e que, Ressuscitado, leva todos ao céu. 

A MARAVILHA DE DEUS PARA REDIMIR A HUMANIDADE

Na homilia, o Arcebispo recordou que a primeira das maravilhas de Deus foi a criação do universo e de todos os seres, mas que pelo pecado do homem estas boas coisas criadas por Deus foram distorcidas. O Senhor, porém, cria a segunda maravilha: Cristo, nascido da Virgem Maria, e Ele “maravilhosamente redimiu aquilo que estava voltado à corrupção, à destruição, à morte. Tudo foi resgatado para dar uma nova vida, um novo sentido, e assim completar a obra da criação. Hoje, celebramos mais um dia da criação de Deus e que anuncia o futuro da humanidade e de Sua obra, que não é voltada para a destruição, o aniquilamento, o túmulo”, enfatizou.

Pela Ressurreição de Cristo, Deus aponta o sentido para o qual quer conduzir toda a humanidade: “Jesus ressuscitado é o primeiro da nova criação, primogênito dentre os mortos, Aquele que inaugura já no tempo presente o futuro de Deus”, prosseguiu.

A ESPERANÇA NO SENHOR

Neste “novo grande dia de Deus, dia que o Senhor fez para nós” – conforme enfatizou o Arcebispo –, as mensagens de Páscoa transmitem a alegria que o próprio Cristo trouxe ao aparecer aos apóstolos após Sua Ressurreição, a certeza da misericórdia de Deus para aqueles que a Ele se abrirem para ser perdoados; e os anúncios da vida em abundância e da esperança.

“Deus nos promete uma esperança que nós por força própria não somos capazes de satisfazer: a esperança da vida, a ressurreição, a superação da morte. A mensagem de Páscoa é de futuro, de confiança. O quanto temos necessidade disso diante de um mundo que parece suicidar-se”, observou.

“Coragem! Alegremo-nos. Na esperança, construamos um mundo melhor segundo o desígnio de Deus”, exortou Dom Odilo, fazendo votos especialmente para que haja melhorias na convivência social em diferentes âmbitos, como na economia, na política, na cultura e nas religiões.

“Onde Deus está, o homem é valorizado, jamais esmagado. Sem Deus, estaremos apenas nós com nossos limites, nossas incapacidades. Com Deus, porém, o homem tem futuro, esperança e confiança”, enfatizou.

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA CONTINUA

Antes de dar a bênção solene de Páscoa aos fiéis, o Arcebispo lembrou que neste domingo é iniciada a grande semana da Oitava de Páscoa, durante a qual os cristãos devem continuar a refletir sobre a Páscoa da Ressurreição do Senhor e a testemunhar a fé no Ressuscitado.

“Celebramos como se fosse um grande dia de Páscoa até o domingo que vem. Por isso, continuem a saudar com feliz Páscoa as pessoas durante estes dias”, disse, recomendando ainda que os que puderem participem das missas diariamente ao longo desta semana.

Ao final, o Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral, que foi um dos concelebrantes da missa – assim como o Cônego Helmo César Faccioli, Auxiliar do Cura –, agradeceu pelas celebrações presididas pelo Arcebispo ao longo da Semana Santa na Igreja mãe da Arquidiocese de São Paulo, bem como à presença dos fiéis, o empenho dos funcionários e colaboradores da Catedral e as equipes das mídias que transmitiram as celebrações, com menções especiais à rádio 9 de Julho e à Rede Vida de Televisão, cuja exibição das missas dominicais tem o patrocínio da empresa Ultrafarma.

Por fim, Dom Odilo também agradeceu à Capela Musical da Catedral da Sé pela presença nas celebrações da Semana Santa e do Domingo de Páscoa na Catedral. Na missa deste domingo, o coro, que é conduzido pelo maestro Delphim Rezende Porto, com o auxílio do Padre José Henrique Weber, contou com a colaboração de membros da orquestra sinfônica do Exército Brasileiro e de algumas crianças.