Cardeal Scherer comenta sobre a experiência Rise Up, as catequeses da JMJ

A A
Tradição nas edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude, as catequeses sempre demarcam um forte momento para o aprofundamento da fé dos peregrinos.
Publicado em: 04/08/2023 - 17:45
Créditos: Redação

Na JMJ Lisboa 2023, as catequeses estão em novo formato, nos chamados encontros Rise UP, que desafiam os jovens a refletir sobre grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia.

Eles começaram na quarta-feira, 2, e prosseguem até sexta-feira, 4, em mais de 270 espaços, entre os quais igrejas e outros locais próximos dos ambientes de acolhimento dos peregrinos. Os encontros estão organizados por idiomas, disponíveis em mais de 30 idiomas, para proporcionar espaços de reflexão, escuta e partilha.

Um dos catequistas desta JMJ é o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News sobre a nova metodologia que está sendo usada.

“É uma nova metodologia que vem sendo usada. Nas outras Jornadas, o bispo catequista dava uma longa palestra. Depois, havia um tempo para interação, com perguntas e respostas se os jovens quisessem. Desta vez, porém, a proposta é que os próprios jovens sejam os protagonistas dessa reflexão, e que os grupos locais façam a preparação para interagir com os jovens e fazer com que os demais jovens interajam”, detalhou Dom Odilo.

Dom Odilo, ao recordar como foi o primeiro dia da Catequese que participou, contou que depois de um momento de interação e conhecimento entre os jovens, houve a leitura do Evangelho, e, em seguida, um tempo de reflexão partilhada entre eles. Depois, textos foram distribuídos aos cerca de mil jovens presentes, divididos em grupos para a reflexão, e depois houve uma espécie de plenária a respeito das reflexões de cada grupo.

“Todos os grupos puderam ir ao microfone e ler alguma frase acerca de sua compreensão sobre determinado texto”, disse, recordando que os textos foram tomados de palavras do Papa, de suas mensagens, e das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti.

“Ao longo da catequese eu falei bem pouco. E durante a homilia da missa, pude retomar alguma palavra, mas no contexto da missa. A dinâmica foi muito interessante porque, de fato, fez os jovens falarem”, elogiou.

Na quarta-feira, 2, o Cardeal Scherer conduziu o encontro Rise Up na Paróquia de Laranjeiro (Parque da Paz); na quinta-feira, 3, na Paróquia de Amora (Igreja João Batista Scalabrini); e na sexta-feira o fará na Paróquia de Campo Grande (Aula Magna da Universidade de Lisboa).

(Com informações de Vatican News)