A Terra Santa ‘nos recorda de que Deus entrou na história, fez-se carne e caminha conosco’

A A
O Cardeal Odilo Pedro Scherer concluiu na terça-feira, 12, uma peregrinação à Terra Santa.
Publicado em: 13/09/2023 - 15:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer concluiu na terça-feira, 12, uma peregrinação à Terra Santa. Acompanhado de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo, e um grupo de padres e diáconos, o Arcebispo de São Paulo visitou os principais lugares da vida de Jesus em Jerusalém e seus arredores.

“A peregrinação à Terra Santa torna a leitura da Bíblia, sobretudo dos Evangelhos, mais concreta e realista. Quem fez uma peregrinação a esses cenários históricos, geográficos e humanos da vida de Jesus e do povo de Deus, já não lê os Evangelhos como antes”, destacou Dom Odilo, na coluna Encontro com o Pastor desta edição do O SÃO PAULO.

A peregrinação começou por Emaús, povoado onde Jesus Ressuscitado se manifestou aos dois discípulos que encontrou pelo caminho, tristes após a morte do Senhor. O grupo de peregrinos celebrou a Eucaristia e recordou a experiência daqueles discípulos que reconheceram o Cristo ao partir o pão. (cf. Lc 24,13-35).

NAZARÉ

Em Nazaré, o grupo rezou na Basílica da Anunciação, local da gruta conhecida como “Aqui”, que sinaliza onde o Verbo de Deus se fez carne no ventre da Virgem Maria. Já na cidade de Cafarnaum, Dom Odilo e os clérigos visitaram a casa de São Pedro e as ruínas da antiga Sinagoga. Em seguida, foram à Tabgha, na qual São Pedro recebeu a responsabilidade de liderar a Igreja e onde ocorreu a multiplicação dos pães. O grupo também visitou o Monte das Bem-Aventuranças e atravessou de barco o Mar da Galileia.

Na sexta-feira, 8, o grupo foi à cidade portuária de Haifa e ao Monte Carmelo, onde celebrou na Gruta de Elias. De volta a Nazaré, os peregrinos da Arquidiocese visitaram o Monte do Precipício, o Monte das Tentações de Jesus e as ruínas da comunidade de Qumran, sítio arqueológico onde foram descobertos os Manuscritos do Mar Morto, em 1947.

Na cidade de Betânia, o grupo celebrou a Eucaristia no Santuário da Ressurreição de Lázaro. À margem do Rio Jordão, os peregrinos recordaram o Batismo do Senhor.

Também houve visitas às Basílicas da Visitação e da Natividade de João Batista, em Ein Karem. Em Belém, rezaram no Campo dos Pastores e celebraram a Eucaristia na Basílica da Natividade, onde veneraram o local do nascimento de Cristo.

JERUSALÉM

Em Jerusalém, na segunda-feira, 11, o Cardeal Scherer e os clérigos foram recebidos pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton e, na terça-feira, 12, tiveram um encontro fraterno com o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, na sede do patriarcado.

A última atividade da peregrinação foi a visita à Basílica do Santo Sepulcro, onde veneraram os locais da crucificação de Jesus e o túmulo vazio, local da ressurreição de Cristo.

“Tem sido uma experiência única e extraordinária de profunda espiritualidade. Era um sonho de minha vida que está sendo realizado: poder vir até Jerusalém, e eu estou extremamente emocionado”, afirmou o Padre Luiz Claudio Vieira, Pároco da Paróquia São Sebastião, na Região Santana.

“Acho que uma das missas que mais me tocaram foi a da gruta da Anunciação, sem dúvida, deixou-me muito emocionado! Nos primeiros cinco minutos, eu acho que nem consegui cantar e rezar, porque chorava muito e penso que foi o momento mais incrível dessas celebrações que a gente passou”, relatou o Padre Cristian Uptmoor, Administrador Paroquial da Paróquia São Carlos Borromeu, na Região Belém.

“Visitando os lugares de referência a Jesus, no fundo, nosso encontro é sempre com Ele, que marcou esta terra, o encontro com o Santo por excelência. Isso nos recorda de que Deus entrou na história, fez-se carne e caminha conosco”, enfatizou o Cardeal Scherer, em entrevista à TV Canção Nova /Terra Santa.

O retorno do grupo para o Brasil teve uma parada em Roma, na Itália, na quarta-feira, 13, onde celebraram uma missa na Capela Húngara nas Grutas Vaticanas, no subsolo da Basílica de São Pedro, onde, em seguida, veneraram o túmulo do príncipe dos apóstolos. 

Colaboraram: Trielotur e TV Canção Nova – Terra Santa