Primeira Eucaristia na Paróquia São Joaquim

A A
PRIMEIRA EUCARISTIA DE 28 CRIANÇAS NA PARÓQUIA DE SÃO JOAQUIM
Publicado em: 20/12/2021 - 14:45
Créditos: Redação

PRIMEIRA EUCARISTIA NA PARÓQUIA DE SÃO JOAQUIM

Na manhã do sábado, 18 de dezembro, na Paróquia de São Joaquim e Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Setor Aclimação, foi realizada a Primeira Eucaristia de 28 crianças que começaram a preparação em março de 2020, interrompida devido a Pandemia. Neste período, a formação foi on-line e retomada de forma presencial a partir de julho deste ano.

A missa foi presidia pelo Padre Geraldo Pedro dos Santos, Administrador Paroquial e Padre Antônio Genivaldo de Oliveira,OMI, Vigário Paroquial que, em sua Homilia, destacou que a ’Primeira Eucaristia é um momento de alegria’ e indagou a comunidade ‘se lembra de sua primeira Eucaristia? Lembrando que a Eucaristia é um sustento e remédio para nossa vida.’, entre outras importantes colocações.

O recebimento do Sacramento da Eucaristia é a terceira parte da Iniciação a Vida Cristã em nossa Religião.

A primeira é o Sacramento do Batismo normalmente recebido quando as crianças ainda no colo de seus Pais e Padrinhos. A segunda é o Sacramento da Confissão, quando as crianças se confessaram e receberam o perdão de seus pecados. O Terceiro Sacramento é a Eucaristia e o quarto é o Sacramento da Crisma ou Confirmação do Batismo, com a imposição do óleo do Crisma na testa, conferido pelo Bispo.

Então esta foi a Primeira Eucaristia de muitas que estas crianças da Paróquia São Joaquim receberão no decorrer da vida, participando da Santa Missa semanalmente.

Para que isso aconteça, é necessário que os pais e responsáveis acompanhem a criança semanalmente na Santa Missa e principalmente exerçam a Igreja Doméstica, ou seja, rezem, dialoguem e seja exemplo como a família de Nazaré. As crianças desta formação foram preparadas pelas Catequistas: Maria Emilia Alcebíades, Marta Figueredo e Ada Santomauro, que agradecem a colaboração dos Padres Geraldo e Genivaldo, dos músicos Paulo, Leidiane e Raimundo e de Dona Alessandra que doou as máscaras de proteção.  

Texto e fotos: Ruy Halasz - Pascom Paroquial