Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - Cônego Celso Pedro

A A
21/08/2016 - 00:15

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM
​Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, titular da Catedral

Ele olhou e viu a humildade de sua serva e a tornou bendita entre todas as mulheres. O vidente olhou e a viu vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela estava para dar à luz, e deu à luz um filho homem, o esperado, que veio para governar todas as nações com a autoridade do Senhor. Esta mulher é a Mãe de meu Senhor e nos vem hoje visitar. É a bendita entre as mulheres que traz em seu ventre um fruto bendito. Esta mulher é Maria que hoje adormeceu no Senhor e foi levada em corpo e alma para junto de Deus sentando-se num trono abaixo do trono de seu Filho, pois nisto consiste a glória de Maria, em ter um Filho cujo trono está infinitamente mais alto do que o seu. Sua maternidade é fruto de uma escolha amorosa e de uma aceitação livre. Filha de seu povo, ela é a Sinagoga, com as Doze Tribos em forma de estrelas encimando sua cabeça, e como de Jacó saiu uma estrela que é ao mesmo tempo o Povo e o Salvador, assim dela sai aquele que governará todos os povos. A mulher é Maria que não deu à luz o seu Filho com dores de parto por ter sido preservada do pecado em vista dos méritos de seu Filho. No entanto, a mulher do Apocalipse grita atormentada pelas dores de parto, porque ela é também a Igreja que coloca no coração do mundo o Salvador.

O vidente vê outro sinal: um grande Dragão, cor de fogo, este com sete coroas e muita força. Ele se coloca diante da mulher esperando que ela dê à luz para devorar o seu Filho. Começa então a luta contra a Mulher-Igreja que se refugia no deserto. O Dragão, que é o demônio, age por meio de seus agentes. O principal é o império, o império de todos os tempos. Naqueles dias, porém, era o império romano. Ele introduz o pecado e com o pecado a morte, mas nada poderá contra a Mulher-Igreja, pois entre ela e o demônio há uma histórica inimizade. Já dissera o Senhor um dia: Porei inimizade entre ti e a mulher entre a tua descendência e a descendência dela. A descendência dela é o Senhor Ressuscitado, que vence a morte e desfaz o poder demoníaco. A morte é o último inimigo a ser destruído.

Não houve amizade entre a Mulher e o Dragão, por isso a Mulher não podia sofrer as consequências da ação do Dragão. Um dia a Mulher-Maria adormeceu no Senhor. Tendo voltado de Éfeso, encontrava-se com João no Monte Sião, onde adormeceu. Os Apóstolos, segundo a Tradição, estavam em Jerusalém e levaram o corpo ao vale do Cedron e o colocaram num túmulo novo. Três dias depois, o corpo foi levado ao céu. Foi assim que a “imaculada Mãe de Deus Maria sempre virgem, após haver terminado o curso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celeste”. Titular da nossa Catedral, que ela estenda suas mãos protetoras sobre todos os habitantes desta grande cidade.