Comunidades Eclesiais de Base discutem a questão da Terra e a Misericórdia

A A
O encontro contou com a assessoria de dom Luiz Carlos Dias, Pe. Tarcisio Mesquita e do frei capuchinho José Longarez
Publicado em: 20/07/2016 - 12:15
Créditos: Texto: Peterson Prates / Fotos: Maria Rosineide da Silva e Roze Charmosa

“A Terra clama por misericórdia” foi o tema central da XXIII Semana das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) dos setores pastorais Sapopemba e São Mateus. A temática da semana das CEB’s teve inspiração na Campanha da Fraternidade 2016 “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, que foi também o lema da semana, que aconteceu de 13 a 15 de julho na Paróquia São Sebastião, no Conjunto Habitacional Mascarenhas de Moraes em Sapopemba.

Dois terços de todas as comunidades de base da Região Belém estão nestes dois setores. No primeiro dia foi realizado o envio de agentes de pastoral para a Romaria dos Mártires, em Ribeirão Cascalheiras (MT), iniciativa da Prelazia de São Felix do Araguaia.

No primeiro dia, quarta-feira, 13 de julho, dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar da Arquidioce para a Região Belém, foi o assessor da noite, com o tema “CEB’s e o compromisso com a cidade”. Dom Luiz aproveitou o encontro para se apresentar às comunidades e recordar que, como diz o lema episcopal, “Vim para servir”.

Em sua fala, dom Luiz tratou sobre a problemática da água em São Paulo, necessidade de novas formas de energia, como a eólica, sobre o consumismo e o saneamento básico. Recordando o compromisso de todos frente a esse conjunto de questões.“Quero entrar nesse trem” disse dom Luiz, e completou “quero contribuir para que esse trem fique cada vez mais firme”, em referência à CEB’s, marca da vida das comunidades.

“CEB’s, oásis de Misericórdia” foi o tema do segundo dia, com assessoria do coordenador de pastoral da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Tarcisio Mesquita. “A comunidade é oásis da igualdade, onde a justiça corre pra que um dia a paz se abrace com ela”, falou Pe. Tarcisio, que reafirmou serem as comunidades lugares de esperança, refúgio dos pecadores e lugares da reconciliação.

O frei capuchinho, José Longarez, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, assessorou a última noite com o tema “Terra de Deus, Terra de Todos”. Frei Longarez realizou um encontro celebrativo, interagindo com os participantes, usando símbolos, cantos e vídeos. O Frei recordou quatro Campanhas da Fraternidade que tratavam da questão da terra: CF 1979 – Por um mundo mais humano / lema: Preserve o que é de todos; CF 1986 – Fraternidade e terra / lema: Terra de Deus, terra de irmãos; CF 2002 – Fraternidade e povos indígenas / lema: Por uma terra sem males!; e CF 2007 – Fraternidade e Amazônia / lema: Vida e missão neste chão.

Durante a Semana houve o resgate dos mártires da Caminhada, como Santo Dias, Ir. Doroty Stang, Pe.Ezequiel Ramin, Pe. Josimo Tavares, Dom Oscar Romero, entre tantos outros, que acompanham a vida e caminhada das comunidades eclesiais de base.

Comunidades Eclesiais de Base discutem a questão da Terra e a Misericórdia