Região Santana abre ao povo de Deus a Porta Santa

A A
Cerca de dois mil fiéis participam da abertura presidida por Dom Sergio Borges
Publicado em: 17/12/2015 - 16:45
Créditos: Diac Francisco Gonçalves

Apesar do sol escaldante na tarde do domingo, dia 13,  cerca de dois mil fiéis compareceram à procissão e abertura da Porta Santa da igreja de Sant`Ana.  Essa igreja foi escolhida por  ser a mais antiga da zona Norte e por estar  no centro da antiga fazenda da Companhia de Jesus que deu origem ao bairro de Santana.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese, iniciou a solenidade no Colégio Luiza de Marilac, quando foi cantado o hino do jubileu, proclamado o Evangelho e lida a bula de promulgação  do Jubileu. A procissão iniciou, às 15h, pela rua Heróis da FEB, passando pela avenida Braz Leme, pelas ruas Salete e Padre Clemente Moussier, chegando até à rua Voluntários da Pátria, 2060, onde está situada a igreja.

Fiéis de todas as paróquias acompanhavam a procissão cantando hinos, motivados pelo Padre Jorge da Silva, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, a partir de um ‘Trem elétrico’.

“Fico orgulhosa de ver essa demonstração de fé pelas ruas. Muito bonito”, disse emocionada Maria de Lourdes Souza, da Paróquia São Francisco de Paula e São Benedito. Era o mesmo sentimento partilhado por Nelson Teixeira, dos Conselho de Leigos, que considerou um momento importante da caminhada de fé da Região Santana.

O pátio da igreja de Sant`Ana já estava apinhada de gente quando a procissão chegou. Dom Sergio cumpriu o rito de abertura da Porta Santa e adentrou na nave da Igreja  ao som do coral dos Arautos do Evangelho. A igreja ficou completamente lotada como nunca esteve anteriormente, segundo a opinião de diversos padres que ali estavam.

Sentimento de pertença à família de Deus e de alegria foram expressões manifestadas por Inês Leandro, Elisabeth dos Santos, Robson Vieira e Izabel Machado que  simbolizaram as equipes de apoio que voluntariamente ajudaram a organização do evento, como os Padres Everaldo Ribeiro e Roberto Lacerda, ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia, Setor juventude, Anjos da Vida e Vereador Nelo Rodolfo que conseguiu ambulância e banheiros químicos para atender tantas pessoas.

Durante a semana, na Igreja de Sant`Ana, haverá missas às 7h,12h e 17h30. As confissões serão nos horários das 10h às 12h e das 15h às17h.