Reflexão de Raul de Amorim

A A
19/06/2015 - 00:15

MT. 6,19-23

Não acumular...

Continuamos a reflexão sobre o Sermão da Montanha. O Evangelho de hoje trata de duas recomendações: Não acumular (6,19-21) e não olhar o mundo com os olhos doentes (6,22-23).

Se no jornal da noite for anunciado que vai faltar açúcar no próximo mês, todos vão comprar o máximo possível do produto. Acumulamos, porque não confiamos. Nos quarenta anos de caminhada pelo deserto, o povo de Deus foi provado para ver se era capaz de observar a vontade de Deus.

Apesar da orientação de Moisés alguns não deram ouvidos e recolhiam maná não só para o dia, mas também para o dia seguinte. Porém, o que foi guardado apodreceu, criaram vermes e cheirava mal (Ex.16,16-20) Jesus diz: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde ladrões arrombam e roubam” (Mt.6,19).

Como entender estas palavras? Trata-se de saber onde coloco o fundamento da minha existência. Se o coloco nos bens materiais desta terra, sempre corro o perigo de perder. É fundamental saber onde se encontra o coração, a sede das decisões humanas. Está focado nos valores propostos pela sociedade? Ou é sensível à justiça de Deus? Jesus quer nos dizer que o tesouro de cada um está onde está o seu coração e que a pessoa se desenvolve ou não de acordo com o objeto do seu desejo mais profundo.

Esta leitura nos faz lembrar o livro de Tobias onde temos a idéia do tesouro no céu: “Dê esmolas daquilo que você possui, e não seja mesquinho. Se você vê um pobre, não desvie o rosto, e Deus não afastará de você o rosto você... Assim você estará guardando um tesouro para o dia da necessidade (Tb.4,7.9).

Continuando a leitura Jesus nos orienta que para entendê-lo é necessário ter olhos novos. “A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o seu olho for bom, seu corpo inteiro ficará iluminado (Mt.6,22). Um olho bom é aquele que reflete a vontade de Deus acolhida no coração,para que o caminho seja iluminado.