Deus se manifesta na beleza da música

A A
<p>Paróquia da PUC-SP oferece série de concertos musicais que destacam a arte e a cultura como expressão do divino</p>
Publicado em: 26/06/2014 - 11:00
Créditos: Jornal O São Paulo

Imagem: Fernando Geronazzo

Em uma parceria com o Núcleo de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, realiza há 12 anos a Série Sacra Música, que apresenta a beleza e a arte como expressão do sagrado.

Nesse período, já foram realizados mais de 100 concertos com grupos amadores, semiamadores e profissionais. Todos se apresentam gratuitamente, doando o seu trabalho. O projeto já recebeu músicos do Teatro Municipal de São Paulo, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), da Universidade de São Paulo (USP) e corais e grupos instrumentais de capital, de cidades vizinhas e dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Os concertos no último domingo de cada mês. Excepcionalmente em junho, a apresentação aconteceu no domingo, 22, com o André Micheletti é mestre e doutor em violoncelo nos Estados Unidos da América.

Manifestação do divino
A cantora lírica Solange Siquerolli coordena a Série e explicou para O SÃO PAULO, que a beleza e acústica da Igreja, patrimônio tombado, favorecem para a iniciativa. “Todos os músicos que tocam aqui, querem voltar”.

Solange também chamou a atenção para o nome do projeto, que não se trata apenas de música sacra enquanto estilo musical. “A Série se chama ‘Sacra Música’ porque quer dizer que a música em si é sagrada. Deus se manifesta a nós por meio da beleza da música”.

“As pessoas, em geral, estão acostumadas com uma música mais superficial, comercial, dançável. Não estamos mais habituados a sentar e contemplar a música, a perceber o que está além do que é tocado”, acrescenta a coordenadora.

Cultura do encontro
Para o pároco, padre Vando Valentin, a Série Sacra Música é uma ocasião de encontro. “É um oportunidade para abrirmos a Igreja para outras pessoas que por vários motivos talvez não viessem. Claro que esse é apenas um pequeno passo diante do longo caminho a ser percorrido. Mas é uma ocasião para experimentar essa abertura para que possam nascer passos maiores”.

Diego Mesquita é músico violoncelista e veio ao evento pela primeira vez a convite do André Micheletti e gostou muito da iniciativa. “Eu não conhecia essa Série. É fantástica. De altíssimo nível. Quero vir outras vezes. Precisas haver mais iniciativas desse gênero, pois a comunidade merece”.

A pedagoga Lígia Socorro Souza Ferreira mora no bairro e é estudante na PUC e costuma frequentar a Série desde 2007. “É uma iniciativa muito boa. Acredito até que precisa ser mais divulgada, pois são músicas de qualidade e um espaço para os próprios músicos apresentarem seus trabalhos”.

A próxima edição da Série acontece no dia 27 de julho, às 19h45, com o concerto “Canta Brasil”, do Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, como músicas de Villa-Lobos, Renato Teixeira, Milton Nascimento, entre outros.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria fica na rua Monte Alegre, 948. Informações sobre programação pelo e-mail serie-sacramusica@ig.com.br ou pelo telefone (11) 3862-2498.