‘Os ministros extraordinários são instituídos para levar a comunhão para fora da Igreja’

A A
<p>Padre Baronto presidiu missa na Sé em uma Catedral lotada com ministros da Eucarístia</p>
Publicado em: 15/10/2014 - 09:45
Créditos: Edição nº 3023 do Jornal O SÃO PAULO – páginas 21

Os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Região Episcopal Sé participaram do encontro anual na Catedral Metropolitana, na manhã do sábado, 11 de outubro.

Os ministros das paróquias, comunidades e capelanias refletiram sobre aspectos da missão específica desse serviço eclesial, assessorados pelo Padre Luiz Eduardo Baronto, auxiliar do cura da Catedral.

Padre Baronto recordou que esse ministério leigo é vivido em suplência, ou seja, “na falta de um presbítero, um ministro ordenado, os extraordinários vêm em auxílio da Igreja”.

Nesse sentido, o Assessor salientou que a primeira missão de um ministro extraordinário é fazer com que a Eucaristia chegue a quem não veio participar da celebração. “A missão de distribuir a comunhão na celebração é secundária, até porque isso pode ser feito por outra pessoa designada pelo presbítero da celebração”.

“Os ministros extraordinários são instituídos para levar a comunhão para fora da Igreja, como aos enfermos, idosos impossibilitados de vir à celebração, os encarcerados”, acrescentou.

Também de acordo com o Padre Baronto, a Igreja busca de todas as formas fazer com que a comunhão eucarística chegue a todos. “Por que a Igreja se preocupa para que a comunhão chegue a todos? De alguma forma, esses que estão impedidos fazem parte da comunidade e a Eucaristia é o sacramento da comunhão da Igreja. Não se pode deixar um membro da comunidade sem a participação da comunhão, senão a Eucaristia não realiza aquilo que é seu grande objetivo, nos tornar um só corpo e um só espírito”, disse.

O encontro dos ministros também contou com um momento de adoração eucarística inicial e foi encerrado com uma missa presidida pelo Padre Helmo César Faccioli, coordenador regional dos ministros extraordinários da comunhão.

A Região Sé conta com aproximadamente 1.500 leigos, que se colocam a serviço de suas paróquias e comunidades para exercer o ministério extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística. Esse ministério é instituído pelo bispo. Seu mandato é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Em algumas paróquias, pela falta de pessoas disponíveis para o serviço, alguns ministros permanecem por mais tempo.

Fernando Geronazzo