Novos bispos auxiliares de São Paulo serão ordenados em fevereiro

A A
<p>Os novos Bispos Substituirão Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Milton Kenan Júnior&nbsp;</p>
Publicado em: 11/12/2014 - 16:45
Créditos: Edição nº 3031 a do Jornal O SÃO PAULO – página 04

O Monsenhor Eduardo Vieira dos Santos, 49, do clero  de São Paulo, e o Monsenhor Devair Araújo da Fonseca, 46, da Diocese de Franca, foram nomeados bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo, na quarta-feira, 10 de dezembro, pelo Papa Francisco.

“Demos graças a Deus por esses dois novos bispos, eleitos pelo Papa Francisco para o serviço do povo de Deus na Metrópole paulistana! Eles virão em boa hora para substituir os caríssimos Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Milton Kenan Júnior, nomeados pelo Papa, respectivamente, bispo coadjutor de Santos e bispo diocesano de Barretos”, manifestou o Cardeal Odilo Pedro Sherer, arcebispo de São Paulo, em mensagem enviada aos bispos, padres e leigos da Arquidiocese.

A ordenação episcopal do Monsenhor Devair está marcada para 1º de fevereiro de 2015, às 9h30, em Franca (SP), em local a ser definido. Já o Monsenhor Eduardo será ordenado em 7 de fevereiro, às 9h30, na Catedral da Sé.

A designação dos dois futuros bispos ainda será anunciada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano. Atualmente, a Região Sé está sem bispo auxiliar desde a transferência de Dom Tarcísio para a Diocese de Santos e esta será também a situação da Região Brasilândia a partir de 21 de dezembro, quando Dom Milton assumirá a Diocese de Barretos(SP).

“Nossa Arquidiocese com esses dois nomeados terá novamente o grupo completo de sete auxiliares, para junto com o Arcebispo coordenar e animar toda a vida da Arquidiocese”, afirmou o Cardeal, em coletiva de imprensa, no dia 10 de dezembro.

‘Amo servir o povo de Deus e como bispo não será diferente’

Monsenhor Eduardo Vieira dos Santos, soube de sua nomeação para bispo auxiliar, em 25 de novembro, por meio do núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

“Confesso que para mim foi uma surpresa e uma grande alegria, porque como padre da Igreja, eu amo servir o povo de Deus e creio que como bispo não será diferente. As responsabilidades, as cobranças, certamente serão maiores, mas Deus me dará forças para ser fiel a esse compromisso”, afirmou à reportagem.

Sacerdote da Arquidiocese desde 2000, Monsenhor Eduardo foi por sete anos pároco da Paróquia São João Gualberto, na Região Lapa, antes de se tornar vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, função que ocupou entre 2008 e 2013. Atual chanceler do Arcebispado de São Paulo, ele também é cura da Catedral da Sé, desde agosto de 2013. Como bispo, pretende usar toda essa experiência adquirida.

“Na Arquidiocese de São Paulo e na Igreja em geral, a missão de um bispo é ser solícito, estar pronto para ouvir, para entender os sofrimentos dos padres, do povo de Deus, é ser segundo o coração de Jesus, ser pastor”.

Na mensagem que dirigiu à Arquidiocese, o Monsenhor agradeceu à confiança do Papa Francisco e de Dom Odilo, lembrou-se com gratidão dos pais já falecidos e dos familiares, e manifestou que “o acolhimento, a alegria e o serviço, sobretudo aos que mais sofrem em nossas paróquias – crianças, jovens, idosos, negros e negras, pobres e humildes – devem aumentar em nós o amor por Jesus e por sua Palavra”.

À reportagem, Monsenhor Eduardo comentou o fato de ser o primeiro afrodescendente nomeado bispo na Arquidiocese. “Ser o primeiro bispo negro da Arquidiocese de São Paulo é de grande responsabilidade, mas também motivo de grande alegria e orgulho para o povo negro. Tenho militado desde o ingresso na vida religiosa na Pastoral Afro e isso me traz certa compreensão do que é ser negro na Igreja e na sociedade, e eu  espero que minha atuação episcopal contribua ainda mais para mudanças de como se vê o povo negro na cidade e na Igreja”.

Monsenhor Eduardo Vieira dos Santos
49 anos

Natural de Bom Sucesso (PR)
Pertenceu à Congregação de Santa Cruz, onde foi ordenado diácono
Ordenação presbiteral: 15/12/2000, na Arquidiocese de São Paulo
Formação: bacharel e licenciado em Filosofia (PUC-SP), Teologia (Instituto Teológico Pio XI) e Mestre em Direito Canônico (Pontifícia Universidade Lateranense de Roma)
Atividades na Arquidiocese: pároco na Paróquia São João Gualberto, vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor (2008-2013),cura da Catedral da Sé (desde agosto de 2013) e chanceler do Arcebispo (desde 2008)
Nomeado, em 10 de dezembro, bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Bladia”, pelo Papa Francisco, será ordenado em 7 de fevereiro de 2015

‘Já rezo pela Igreja de São Paulo e por aqueles com quem vou trabalhar’

Sacerdote desde 1998, graduado em processamento de dados, Mestre em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e reitor na Diocese de Franca, no interior paulista. É com essa experiência que o Monsenhor Devair Araújo da Fonseca chega à Arquidiocese de São Paulo para ser bispo auxiliar.

“Meus trabalhos anteriores ajudam porque foram de conhecimento das pessoas, das realidades pastorais, mas também de aprender a ler a história, para depois poder fazer algo, pois a gente não pode servir se não conhece a quem vai servir”, expressou ao O SÃO PAULO, afirmando ter expectativa de, em breve, saber mais sobre a cidade, a Arquidiocese e a região episcopal para onde for designado.

O futuro bispo afirmou que só conhece São Paulo “pela literatura e por aquilo que já li a respeito da Igreja de São Paulo, pelos documentos que o próprio Cardeal Scherer fez e por alguns encontros. São Paulo, como grande cidade, é, para mim, uma realidade desconhecida”.

Segundo o Monsenhor, após receber da nunciatura apostólica, em 24 de novembro, o comunicado de sua nomeação, viveu dias de ansiedade e de um pouco de medo pela nova missão, mas rezou e manteve “muita confiança na ação de Deus”.

Tanto à reportagem quanto na mensagem que dirigiu  aos fiéis e ao clero da Arquidiocese, Monsenhor Devair pediu que rezem por ele. “Na oração, nós estaremos unidos. Quem puder venha à ordenação, será um prazer, uma alegria poder contar com todos, e já de antemão rezo pela Igreja de São Paulo e por todos aqueles com quem vou trabalhar futuramente”, disse na entrevista.

“Reitero que do mesmo modo como tenho exercido meu ministério presbiteral, na comunhão e servindo no limite de minhas capacidades, com simplicidade, desejo continuar a servir a Igreja”, expressou em sua mensagem.

Monsenhor Devair Araújo da Fonseca
46 anos

Natural de Franca (SP)
Ordenação presbiteral: 20/12/1998
Formação: Filosofia (Instituto Agostiniano de Filosofia), Teologia (Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto) e Processamento de Dados (Universidade de Franca), Mestre em Teologia Dogmática (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma)
Atividades na Diocese de Franca: vigário paroquial e pároco em paróquias da diocese, coordenador diocesano, vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Carmo, vigário forâneo da Forania Santa Gianna. Foi ainda docente em institutos na Diocese de Jaboticabal e na Arquidiocese de Ribeirão Preto
Nomeado, em 10 de dezembro, bispo auxiliar de São Paulo e bispo titular de “Uzali”, pelo Papa Francisco, será ordenado em 1º de fevereiro de 2015

Daniel Gomes