Iniciação à Vida Cristã: “período de purificação e iluminação”

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15/08/2014 - 00:00

Querido leitor do JORNAL O SÃO PAULO, refletimos nas edições anteriores que no contexto cristão, iniciação consiste no processo de admitir uma pessoa como membro da comunidade eclesial, significa também tornar a pessoa capaz e idônea de viver como cristão e de celebrar a Sagrada Liturgia. Iniciação à vida cristã é, portanto, um processo em que uma pessoa se torna realmente cristã.  Este processo é uma ação continuada e prolongada no tempo, consiste numa sequência de ações (anúncio e catequese, diálogo e serviço, presença, testemunho e vida sacramental), ações essas que apresentam unidade e coerência entre si em vista de um fim que é o de fazer uma pessoa discípulo e missionário de Jesus Cristo. A iniciação cristã é um caminho formado por diversos elementos: o anúncio da Palavra de Deus, o acolhimento do Evangelho, a conversão pessoal, a profissão de fé, o batismo, a confirmação e a eucaristia.  Neste caminho a primeira ajuda vem dos pais que apresentam os filhos para o batismo, que ensinam os primeiros passos na fé, que os levam à missa dominical, os catequistas que preparam para a Primeira comunhão e para a Confirmação, os padres que atendem as confissões, os outros fiéis que rezam pelo iniciado para que seja um bom testemunho de Jesus Cristo: todas essas pessoas nos introduziram no “ser cristão”.  Das quatro etapas que compõe a iniciação cristã já refletimos  o pré-catecumenato (querigma) e  a catequese catecumenal,  hoje gostaria de refletir a terceira etapa:  o período de purificação e iluminação e em outro momento a quarta etapa: a mistagogia.  Como podemos perceber, as etapas pressupõem uma progressão rumo à maturidade na fé, uma caminhada feita de crescimento e de passagens, uma educação da fé que vai gradativamente avançando rumo à plena inserção na comunidade da Igreja.  Depois das duas primeiras etapas, encerra-se o catecumenato propriamente dito e se dá início ao período da purificação e da iluminação. É nesse momento que o catecúmeno declara diante do bispo ou do seu representante o desejo e a decisão de se tornar cristão. O bispo, então, ouvindo o testemunho dos padrinhos em favor do catecúmeno, acolhe e o declara apto para uma preparação imediata aos sacramentos da iniciação cristã.  Esse período de purificação e de iluminação é um tempo em que se realça mais o cultivo da vida interior. O Catecúmeno procura purificar seu coração e aprofundar a conversão pelo exame de consciência e pela penitência e a sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de cristo salvador.  Tudo isto se faz por meio de vários ritos, sobretudo pelos «escrutínios» e pelas «tradições».  O período de purificação e de iluminação conduz imediatamente à celebração dos sacramentos da iniciação cristã. Assim na noite de páscoa os eleitos recebem os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia. Tendo recebido o perdão dos pecados, o catecumeno é incorporado ao Povo de Deus, torna-se filho adotivo de Deus, é introduzido pelo Espírito na prometida plenitude dos tempos e, pelo sacrifício e refeição eucarística passa a viver,  por antecipação, o Reino de Deus.  (RICA, 21-26).


Artigo publicado no Jornal O São Paulo - 12/08/2014

Iniciação à Vida Cristã: “período de purificação e iluminação”