ELEIÇÔES LIMPAS - Coalizão pela REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA

A A
14/11/2014 - 00:00


ELEIÇÔES LIMPAS - Coalizão pela REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA
 

Caríssimos/as,
 
A Lei 9840/99 que pune a compra de votos e a Lei 135/10 (Lei da Ficha Limpa), que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância, foram conquistasimportantes para a moralização do processo eleitoral.
 
Em anos diferentes, ambas as leis foram apresentadas ao Congresso Nacional como Projetos de Lei de Iniciativa Popular, acompanhadas por mais de 1% do eleitorado brasileiro.
 
 
A coleta de mais de 1 milhão de assinaturas para a lei que pune a compra de votos e de 1 milhão e seiscentas mil, para a lei ficha limpa, contou com a decisiva participação dascomunidades católicas do Brasil, responsáveis por mais de 85% das assinaturas obtidas.
 
O esforço realizado por nossas comunidades demonstra bem a maturidade dos católicos na busca de leis justas que aperfeiçoem o sistema político.
 
É chegado mais um momento para aperfeiçoar o processo político. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solidária com inúmeras entidades da sociedade civil, coleta assinaturas de eleitores para um novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o projeto “Eleições Limpas”.
 
Em apoio a essa iniciativa, apelo às comunidades, pastorais, movimentos e entidades da nossa Igreja e de todos os que queiram unir-se a nós para, com o mesmo empenho das ações anteriores, recolher o maior número possível de assinaturas de eleitores até fevereiro de 2015; precisamos de um milhão e quinhentas mil assinaturas para apresentar no Congresso Nacional o projeto Eleições Limpas.
 
No verso desta carta está o modelo de folha de assinatura a ser reproduzida e, após preenchimento, enviada ao endereço indicado.
 
Conto sobretudo com o empenho das lideranças leigas de nossas paróquias, comunidades e organizações eclesiais na obtenção do número de assinaturas necessário.
 
 
São Paulo, 02/10/2014
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
 
 
Pastoral Fé e Política
Arquidiocese de São Paulo
A partir de Jesus Cristo em busca do bem comum
 www.pastoralfp.com
http://pastoralfp.blogspot.com