Nossa Senhora do Retiro, Mãe da Misericórdia

A A
Entre os dias 12 e 21 de agosto, fiéis celebraram a novena de Nossa Senhora do Retiro, com o tema “Mãe de misericórdia e ternura”.
Publicado em: 24/08/2016 - 13:30
Créditos: Natali Félix/ Larissa Alves

Motivada a partir do Ano Santo da Misericórdia, a novena de Nossa Senhora do Retiro, padroeira da paróquia localizada na Vila Mirante, teve seu encerramento no domingo, 21. Durante os nove dias, nas missas, deu-se ênfase em temas que exploravam a ternura e misericórdia de Maria.

As atividades começaram cedo, e mesmo com a chuva, os fiéis mantiveram-se animados. Pela manhã, aconteceu uma carreata com a imagem de Nossa Senhora do Retiro, que teve início na Paróquia e continuou por três de suas comunidades: Rainha da Paz, São Judas Tadeu e São Francisco. O encerramento aconteceu na comunidade São Pedro Apóstolo, onde houve bênção dos veículos e comemoração pela carreata bem sucedida.

Mantendo o espírito de celebração, à tarde, os devotos fizeram uma procissão saindo da comunidade São Pedro até a Paróquia, onde celebrou-se a missa solene presidida pelo pároco Natanael Pires.

Considerando Maria como um exemplo para quem quer seguir Jesus, durante a celebração, foi relembrado a paciência e serenidade da mãe do Salvador. “Maria não é uma deusa, mas a Igreja a venera e tem um amor muito grande por ela, que entendeu perfeitamente qual era o projeto de Deus - amar a Deus e ao próximo – e é justamente no amor ao próximo que podemos evangelizar. ‘Quem é o seu próximo?’ ‘Como você esta amando?’”, indagou o Padre Natanael Pires. Ele disse também que Maria “com a sua ternura nos abraça, conquista, e faz sentir o perdão de Deus em nós. Com o exemplo e o auxílio dela, entendemos que o amor a Deus nos faz crescer e eleva nossa humildade”.

No fim da missa a imagem de Nossa Senhora do Retiro foi coroada por um grupo de crianças, que representavam anjos, como “mãe da fé, mãe da esperança e mãe do retiro”. Em seguida, os fiéis foram convidados a participar da festa na rua, com diversas barracas em frente à paróquia, e puderam confraternizar a alegria pela novena à padroeira.