Agir pastoral e Ano Mariano são enfocados em assembleia regional

A A
Assembleia Regional focou nos temas: Família, Juventude e Formação Cristã
Publicado em: 09/12/2016 - 16:45
Créditos: Padre Cilto José Rosembach e Leandro Silva


No sábado, 3, na Paróquia Santos Apóstolos, no Jardim Maracanã, clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas atuantes nos setores e coordenações pastorais da Região Episcopal Brasilândia participaram da assembleia regional anual.

A motivação inicial do encontro foi conduzida pelo Padre Reinaldo Torres, coordenador do Conselho Regional de Pastoral (CRP). Em seguida, a Pastoral da Comunicação apresentou de forma resumida, por meio de imagens, um vídeo sobre os trabalhos e ações pastorais realizados durante o ano.

Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, ressaltou as atividades da igreja nas ruas e destacou o atendimento às famílias atingidas pela enchente no bairro do Jaraguá no início do ano. A partir da reflexão das ações realizadas em 2016, foram apresentadas as propostas enviadas pelos setores pastorais, apontando suas perspectivas para as prioridades da família, juventude e formação.

Os membros do CRP e os indicados pelos setores foram divididos em grupo para apontar um encaminhamento dentro de cada um desses três eixos.

Para o agir pastoral na família, os grupos apresentaram alguns destaques e propostas mais recorrentes, como o estudo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco; a criação de um Conselho Regional da Família, para organizar as ações da Pastoral Familiar; e a formação de células familiares que se reúnam para refletir e celebrar; e ter a família como uma preocupação permanente. Dom Devair comentou que cada pastoral deverá ter em mente a preocupação com a família.

Em relação à juventude, foi reconhecido o trabalho do Setor Juventude e se sugeriu criar uma feira vocacional, que aponte ao jovem a importância dos sacramentos e da vivência e participação na sociedade, em comunhão com o ano catequético.

Também se destacou ser fundamental incentivar a formação permanente para fortalecer o agente pastoral e formação para ações missionárias e missões popu-
lares, bem como garantir o processo de iniciação à vida cristã.

No contexto do Ano Nacional Mariano, a Região Brasilândia se voltará para a Catequese, principalmente para a formação dos catequistas de Batismo, de Primeira Eucaristia, Crisma e de grupos de jovens e adultos. Também deverá ser estimulada a devoção popular nas comunidades e paróquias e haverá uma missa em cada setor, presidida pelo Bispo.

Por fim, Dom Devair comentou as propostas apresentadas pelos grupos, que deverão nortear os trabalhos em 2017 na Região Brasilândia, e lembrou que ações acontecerão em sintonia com o 12o Plano Arquidiocesano Pastoral. O Bispo agradeceu a presença de todos e encerrou o evento com a oração do Ângelus.