Quaresma: tempo de escutar o Filho amado

A A
18/03/2014 - 00:00

Entre os poemas de Carlos Drummond de Andrade, um me chama a atenção: Procura da Poesia. O Poeta convida a penetrar “surdamente no reino das palavras”, pois nesse reino os poemas, à espera de serem escritos, estão paralisados, sós e mudos. Nesse reino, é preciso conviver com os poemas, ter paciência, caso se mostrem obscuros, e esperar “que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silêncio”.

Ora essa postura livre, desarmada, perseverante, silenciosa requerida para quem deseja entrar no mundo da poesia, não seria necessária também para a pessoa que deseja entrar no mundo da Palavra, daquela inspirada por Deus e contida na Bíblia? Sim, e disso são testemunhas e exemplo: Jesus Cristo, Maria e os outros santos e as santas, bem como a tradição da Igreja que nos ensina a leitura orante da Palavra de Deus (Verbum Domini, 86-87).

Os primeiros Domingos da Quaresma nos apresentam Jesus como modelo de quem penetrou “surdamente no reino das palavras”. Ele, no silêncio do deserto, entrou como habitante no mundo da Palavra de Deus, e dela tirou a força para vencer o demônio; três foram as tentações, três vezes Jesus venceu-as com a Palavra, dizendo um texto das Escrituras (Mt 4,4.7.9). E porque Jesus entrou no mundo da Palavra, o Pai o apresenta como Aquele cuja palavra deve ser ouvida: “Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz” (17,5).

Escutar a Palavra do Filho amado… Maria é exemplo porque “meditava em seu coração” tudo o que se referia a Jesus, e igualmente suas palavras e ações (Lc 2,19.51). Os santos e as santas são exemplos também, pois, como nos diz Bento XVI, “se deixaram plasmar pela Palavra de Deus, através da sua escuta, leitura e meditação assídua” (Verbum Domini, 48). Eles nos ensinam que é próprio do cristão “conformar-se com o significado das palavras da Escritura, sem ousar tirar nem acrescentar seja o que for” (São Basílio Magno). Dizia Santa Teresa do Menino Jesus: “Apenas lanço o olhar sobre o Evangelho, imediatamente respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para onde correr”.

Sei que nos parece impossível a nossa geração ficar um só instante sem falar ao celular ou sem estar conectado nas redes sociais, sem ouvir música (nem sempre de qualidade!) ou assistir tv… e sempre falando, claro! Mas fui aprendendo ao longo da vida que temos necessidade do recolhimento e do silêncio para crescermos como homens e mulheres, como gente de fé. Assim, deixemos crescer em nossos corações um vivo amor pela leitura e meditação da Palavra de Deus. Reservemos um momento a cada dia, ainda que curto, para ler e meditar a Palavra de Deus. Cristo quer nos falar, falar você e a mim. Vivamos a Quaresma, preparando-nos para celebrar a Páscoa, dedicando-nos a uma “escuta mais frequente da Palavra de Deus”.

 

+ Edmar Peron,Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Belém