Crescer na fé, celebrando a Palavra de Deus

A A
01/10/2013 - 00:00

Quando desejamos conhecer melhor a missa, normalmente procuramos algum livro a respeito do assunto; e isso é uma boa coisa. Quero, aqui, lhes propor um texto frequentemente desprezado: a Instrução Geral do Missal Romano – IGMR. Ela nos oferece os elementos principais da teologia litúrgica e as orientações a respeito dos ritos (o jeito de celebrar) e dos ministérios (os serviços que as pessoas realizam).

A IGMR nos ensina que missa é toda ela um único ato de culto, formado por duas partes, intimamente ligadas entre si e que não podem jamais ser separadas: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Elas são como que duas mesas das quais nos é servido o Pão da Vida, Jesus Cristo: “sobretudo na sagrada liturgia, a Igreja nunca deixou de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, tanto da mesa da palavra de Deus como da mesa do corpo de Cristo” (Dei Verbum,21).

Encerrando o mês de setembro, apresento-lhes brevemente a Liturgia da Palavra, para que dela participem ativa, consciente e frutuosamente (cf. IGMR 29.55-71):

  1. Escutar com atenção. Enquanto ouvimos as leituras, Deus nos fala e, quando o Evangelho é anunciado, o próprio Cristo fala ao seu povo, revelando-lhe o mistério da salvação, e oferecendo-lhe o alimento espiritual. Por isso as leituras da palavra de Deus devem serescutadas por todos com veneração;
  2. Recolhimento – silêncio: são necessários para que possamos acolher, pela ação do Espírito Santo, a Palavra de Deus;
  3. Graças a Deus – Glória a vós Senhor:honramos a Palavra de Deus e agradecemos a Deus que nos falou;
  4. Aleluia cantado em pé. Por esses ritos reconhecemos que o Cristo está presente e nos fala e, assim, professamos nossa fé nele que está vivo no meio de nós;
  5. Homilia: Cristo está presente na pregação da Igreja e nutre a nossa vida cristã;
  6. Profissão de Fé ou Creio: é uma resposta à palavra de Deus anunciada pelas leituras e explicada pela homilia. É também recordação eclesial dos grandes mistérios da fé, antes de iniciarmos a celebração deles na Liturgia Eucarística.
  7. Oração universal ou dos fiéis. A assembleia, povo sacerdotal, eleva preces a Deus pelas necessidades da Igreja e salvação de todos (cf. 1Tm 2,1-8).

Portanto, são necessárias principalmente duas atitudes de fé: para todos, “ouvir” com atenção as leituras; para quem lê a Palavra, preparar-se bem, colocando a Palavra em seu coração para que, ao ler a Palavra diante dos irmãos, deixe Deus falar, como João Batista: “Eu sou a voz”, mas não a Palavra. O Senhor fala pela voz do(a) leitor(a).

+ Edmar Peron,
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Belém