Vocação: anunciar o Evangelho é obra de misericórdia

A A
O mês vocacional foi aberto na Arquidiocese recordando a vocação sacerdotal e a comemoração do dia do Padre
Publicado em: 12/08/2016 - 16:30
Créditos: Redação com Jornal O SÃO PAULO

Fernando Geronazzo
osaopaulo@uol.com.br

No início de agosto, mês dedicado às vocações no Brasil, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, convidou o povo a rezar incessantemente pelos sacerdotes, seminaristas e vocacionados, para que Deus os ilumine e lhes força, perseverança e alegria de se preparem bem para o ministério

O convite foi feito nas celebrações que marcaram as comemorações do Dia do Padre, celebrado quinta-feira, 4, memória de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, patrono dos sacerdotes, e lembrado com destaque nas missas do primeiro fim de semana de agosto.

Uma dessas missas aconteceu na Paróquia Santa’Ana, Zona Norte, quando Dom Odilo conferiu os ministérios de leitor e acólito a um grupo de seminaristas e candidatos ao diaconato permanente. “Esses ministérios estão relacionados ao encontro com Jesus e com as situações humanas, momento de acolher toda a beleza e profundidade da mensagem da Palavra de Deus para poder comunicá-la, colocar-se a seu serviço e aprender a amá-la”.  Sobre o acolitato, o Arcebispo explicou que trata-se de uma oportunidade para aprender desde agora a valorizar mais a Eucaristia e todo o serviço ao culto eucarístico. “Nele [em Jesus eucarístico] está a fonte da vida, da verdade, da luz, que dá sentido final à existência humana”, afirmou. 

Dom Odilo reforçou que esta etapa da preparação ao sacerdócio e ao diaconato é um chamado para que os candidatos se coloquem ainda mais à disposição da Palavra de Deus e sirva os irmãos no anúncio do Evangelho. “A Igreja espera de vocês um grande amor à Palavra de Deus... Não só para estudá-la, mas para acolhê-la, ter gosto de ler e se encontrar com Deus ouvindo sua Palavra e ter a alegria de estar a serviço dela”, acrescentou.  
Ainda sobre o anúncio da Palavra de Deus, o Cardeal salientou que esta não é “pedra para jogar contra ninguém”, mas “pão, alimento, consolo, conforto”. “É pessoa de Deus que se entrega a nós e vem ao nosso encontro mediante a Palavra”, acrescentou, reforçando que anunciar o Evangelho aos irmãos é um grande serviço de caridade e misericórdia. 

Os sacerdotes no mundo

Segundo o Anuário Pontifício de 2016, entre os anos de 2005 e 2014, foram ordenados 9.381 novos padres, totalizando 415.792 sacerdotes católicos em todo o mundo. De acordo com o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), há cerca 24 mil sacerdotes no País. Desses, em torno de 900 atuam na Arquidiocese de São Paulo entre padres diocesanos e religiosos. 

O número de seminaristas no mundo aumentou de 114.439 em 2005 para 116.939 em 2014. A Europa registou um decréscimo de 17,5% enquanto na América (especialmente ao sul) houve uma diminuição de 7,9%. No Brasil, há 473 seminários e cerca de nove mil seminaristas. Atualmente, a Arquidiocese de São Paulo conta com 63 candidatos ao sacerdócio. 

Tais números confirmam a atualidade das palavras de Jesus:  “A messe é grande e os operários são poucos. Pedi ao Senhor da messe que envie operários...”. Dom Odilo tem repetido com insistência esse pedido ao povo de São Paulo. “Certamente há vocações no meio dos jovens. Nós precisamos ajudar para que essas vocações apareçam, possam se manifestar e receber a orientação e o apoio para o seu discernimento, formação e amadurecimento”. 

Pastoral Vocacional

Para promover as vocações e ajudar os jovens em seu discernimento, a Igreja de São Paulo conta com o Serviço de Animação Vocacional, coordenado pelo Padre Messias de Moraes Ferreira. Além do Centro Vocacional Arquidiocesano, no centro da Cidade, a Arquidiocese possui uma casa vocacional, na Vila Formosa, onde os jovens participam de encontros e convívios vocacionais. 


A Pastoral Vocacional acompanha grupos de adolescentes que iniciam o processo de despertar vocacional, de jovens que estão concluindo o ensino médio e de jovens com mais de 25 anos, que já possuem ensino superior. “Ao todo, temos 44 vocacionados. Acreditamos que até o final do ano, de 25 a 30 destes estarão preparados para continuar o discernimento vocacional no seminário”, explicou o Padre Messias, ressaltando, ainda, que no mês de agosto, costuma aumentar em 30% o número de jovens que procuram orientação vocacional.  Muitos desses vocacionados participaram da missa presidida pelo Cardeal Scherer na Catedral da Sé, domingo, 7, dentro das comemorações do Dia do Padre.

Padre Messias destacou, ainda, que é indispensável a contribuição dos padres nas paróquias e comunidades para o despertar de novas vocações. “Um padre feliz, que ama muito a Igreja e é entusiasmado com seu ministério atrai naturalmente os jovens para o sacerdócio. Aproveito para incentivar os irmãos no sacerdócio a promoverem as vocações em suas paróquias”.

 

Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO edição 3114-  10 a 16 de agosto de 2016