Velório e Funeral do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

A A
Na tarde da quarta-feira (14), Dom Odilo Pedro Scherer enviou um comunicado para toda a Arquidiocese sobre o Velório e Funeral do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns
Publicado em: 14/12/2016 - 18:00
Créditos: Redação

São Paulo 14 12 2016

VELÓRIO E FUNERAL DO CARDEAL DOM PAULO EVARISTO ARNS

ARCEBISPO EMÉRITO DE SÃO PAULO

Aos Irmãos Bispos Auxiliares de São Paulo ,Aos Padres, Diáconos e Religiosos/as ,Aos membros de Associações, Comunidades e Movimentos de leigos

da Arquidiocese de São Paulo

Ex spe in spem – de esperança em esperança!

Caríssimos/as:

Escrevo-lhes para convidar a todos a elevarem preces em sufrágio do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, falecido no dia de hoje, às 11h45, em consequência de complicações bronco-respiratórias, após vários dias de internação no Hospital Santa Catarina.

O corpo de Dom Paulo será acolhido na Catedral da Sé em torno das 19h30 de hoje; logo em seguida, haverá a primeira celebração eucarística do velório.

Durante o velório, haverá santas Missas a cada duas horas, de maneira que os bispos e sacerdotes, que quiserem, poderão celebrar/concelebrar. Deverão levar túnica e estola roxa. Bispos, levar solidéu e mitra branca.

Os horários e grupos de celebração são organizados pelo cerimonial da Catedral Metropolitana (catedraldase@gmail.com. T.31062709); dirigir-se à sacristia. O velório continuará durante a noite toda de 14 e 15 de dezembro.

O funeral será celebrado no dia 16 de dezembro, 6af. às 15h00, Catedral e o sepultamento será feito em seguida, na cripta da mesma Catedral. Os concelebrantes deverão apresentar-se no lugar indicado até às 14h30.

Convido os Religiosos/as, diáconos e as organizações laicais a participarem das diversas celebrações durante o velório e a elevarem preces de encomendação a Deus, de agradecimento pela vida de Dom Paulo e seu serviço à Igreja durante seu ministério como Arcebispo de São Paulo.

A todos os sacerdotes da Arquidiocese, peço que celebrem Missas na intenção de Dom Paulo durante 7 dias, a partir de hoje. Os textos da Missa, porém, não deverão ser os das “Missas pelos falecidos”, mas do Advento, que estamos vivendo.

A Missa de “sétimo dia” por Dom Paulo, em cada Paróquia, deverá ser celebrada no dia 21 de dezembro, em horário adequado, também usando os textos do Advento.

Na Catedral da Sé, a Missa “oficial” de sétimo dia será celebrada no dia 21 de dezembro às 17h00. Todos estão convidados a participar.

O falecido Cardeal Dom Paulo deixou um legado extraordinário à cidade e à arquidiocese de São Paulo. Vamos agradecer a Deus por sua vida doada e pedir que Deus o acolha, com seus “servos bons e féis”, na vida eterna.

Deus abençoe a todos!

LEIA A NOTA

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo