Um cobertor numa noite fria pode salvar uma vida

A A
Na madrugada mais fria do ano na cidade de São Paulo, irmão em situação de rua é encontrado morto.
Publicado em: 10/06/2016 - 23:00
Créditos: Redação

 

Na madrugada mais fria do ano,os termômetros registravam 5,5°C, um homem em situação de rua foi encontrado morto na manhã da sexta-feira (10), próximo à estação Belém do Metrô, zona leste de São Paulo. João Carlos Rodrigues, 55 anos, era natural do Paraná. O corpo foi encontrado por seguranças do metrô. A ocorrência foi registrada no 81º Distrito Policial, no Tatuapé.

Em entrevista ao Portal ArquiSP, Padre Júlio Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua disse que foi avisado logo pela manhã, por outros irmãos de rua. Padre Júlio reclamou que nesta região não existe abrigos emergenciais para acolher pessoas em situação de rua. O sacerdote acompanhou todo o tempo o trabalho do IML -Instituto Médico Legal na destinação do corpo de João Carlos.

Junto com outros irmãos de rua e missionários da Missão Belém, Padre Júlio rezou no local em que Joao Carlos dormia, rogando a Deus pela sua alma. A Pastoral do Povo da Rua e a Missão Belém ficaram em plantão nas próximas noites, e pedem que as pessoas em situação de rua, sejam encaminhadas para o Centro de acolhida Guadalupe (Rua Doutor Clementino,608, Belém)

Ana Maria da Silva Alexandre, agente de pastoral e colaboradora da Casa de Oração do Povo da Rua, informou ao Portal ArquiSP, que a instituição precisa de muitas doações de agasalhos e cobertores. “Recebemos muitas doações de roupas e sapatos, mas a maioria das doações que chegam são de roupas de calor, sandálias e camisetas. O que mais precisamos são de roupas de frio, agasalhos e principalmente cobertores”, destacou.                                                                                                                                                                   As doações de agasalhos e cobertores podem ser encaminhadas para:                                                                                                                                                                                                

Casa de Oração do Povo de Rua (Rua Djalma Dutra, 3, no Bom Retiro/Luz. Outras informações em (11) 3228-6223.)

Comunidade Missão Belém (Rua Doutor Clementino, 608, ao lado da estação do Metrô Belém. Telefone (11) 2694-2746 )

Fraternidade O Caminho (Rua Djalma Dutra, 69, no Bom Retiro/Luz. Outras informações pelo telefone (11) 3661-1049.)

‘Um cobertor numa noite fria pode salvar uma vida’

Por Renata Moraes

‘Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer, eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa, eu estava sem roupa, e me vestiram...’ (cf Mt 25,36)

O inverno ainda não chegou, mas as baixas temperaturas do Outono já atingem quem não possui um teto, uma cama e um cobertor para se aquecer. Para enfrentar o período de baixas temperaturas, diversas campanhas de arrecadação de agasalhos são promovidas por igrejas, entidades civis, associações e órgãos públicos, a fim de arrecadar doações que serão encaminhadas às comunidades carentes e às pessoas em situação de rua.

A Igreja Católica, por meio de seus distintos grupos, pastorais e comunidades, forma uma imensa rede de solidariedade e misericórdia. “Para àqueles que estão em situação de rua, é muito mais difícil. Às vezes, um cobertor numa noite fria pode salvar uma vida”, disse o Frei Tarcísio, da Fraternidade O Caminho, em entrevista ao O SÃO PAULO.

Para o Frei, o ato de vestir os nus é mais que uma obra de misericórdia. “O que nos move para ir ao encontro do irmão é o próprio Evangelho, é olhar as pessoas com misericórdia e enxergar o Cristo que há em cada uma delas”, disse, complementando que é durante o inverno que eles acolhem muitas pessoas em situação de rua com doenças respiratórias, como pneumonia e tuberculose.

Frei Tarcísio falou sobre a dificuldade de conseguir doações de agasalhos e cobertores. Até o dia 6, a Fraternidade não havia recebido sequer um único cobertor para doar aos necessitados. A maior demanda é de agasalhos masculinos, pois, segundo ele, a maioria da população em situação de rua é composta de homens. Devido à proximidade da casa, eles também auxiliam o trabalho da Casa de Oração do Povo de Rua.

Casa de Oração do Povo da Rua

Integrante pastoral da Casa de Oração do Povo da Rua, Jair Magalhães contou à reportagem que na noite da quinta-feira, 5, eles receberam uma ligação de Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano, advertindo que próximo à estação Paraíso do metrô havia um grupo de pessoas passando frio. “Fomos até lá e encontramos uma família nordestina, recém-chegada a São Paulo. Eram aproximadamente 15 adultos e 12 crianças. Distribuímos 30 cobertores”. Segundo Jair, em 2015 foram registradas seis mortes de pessoas em situação de rua. Em 2016, ainda não houve registro de mortes, “e esperamos que não tenha nenhum caso”, informou o Padre Julio Lancellotti, vigário episcopal para a Pastoral do Povo de Rua. Até o momento, a Casa de Oração do Povo da Rua recebeu a doação de somente 260 cobertores, e segue a campanha para arrecadar também agasalhos e roupas de frio para todas as idades.

Missão Belém e Aliança de Misericórdia

As comunidades Aliança de Misericórdia e Missão Belém também aceitam doações de agasalhos e roupas que serão doadas para os missionários e para as pessoas em situação de rua atendidos pelas pastorais. O Diácono Gilson Frank dos Reis, da Missão Belém, recordou que tudo que eles possuem na Comunidade é fruto de doação, sejam agasalhos, alimentos ou chinelos. “Tudo vem pela providência divina e pela misericórdia de Deus. Muitas paróquias são solidárias e nos ajudam. Vivemos da bondade do povo de Deus, daqueles que querem ajudar os pobres”. Segundo o Diácono, eles atendem toda semana cem irmãos acolhidos na Casa Guadalupe. Ele reforça que por mês são necessários de 400 a 500 pares de chinelos para atender a todos.

Carreata da Solidariedade

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Moema, na Região Episcopal Ipiranga, realizará no dia 12 de junho, das 9h às 13h30, a 15ª edição da Carreata da Solidariedade de Moema. O evento já é tradicional pelas ruas do bairro, onde carros antigos vão recolher agasalhos, cobertores, e também alimentos não perecíveis e fraldas de tamanho adulto e infantil durante o percurso. A Paróquia fica na alameda Jauaperi com a avenida Eucaliptos. Outras informações em (11) 5531-9519.

Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO, edição 3101 -13 a 17 de maio de 2016