“Um só coração e uma só alma” (At 4,32)

A A
27/04/2015 - 14:45

A experiência pascal dos primeiros cristãos nos convida para uma adesão incondicional ao projeto de Deus revelado à humanidade em seu filho Jesus.

Quando o Ato dos Apóstolos nos fala que a “multidão dos fieis era um só coração e uma só alma, onde ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum” (At 4, 42), nos mostra uma comunidade nascida da Páscoa e do Pentecostes, movida pelo Espírito de Cristo Ressuscitado. Sob a ação do Espírito Santo anunciam a palavra, partilham o pão, vivem em comunhão e são fortalecidos pela vida de oração. Somos interpelados pela palavra de Deus à mesma experiência de fé dos primeiros cristãos: a termos um só coração e uma só alma, sem necessitados entre nós (At 4, 34-35).

A experiência do Ressuscitado e de Pentecostes nos faz verdadeiros cristãos. Nos leva a desejar e a buscar os dons que o Espírito nos oferece para o sustento da nossa fé em Cristo, identificados com Ele. Em nossa cidade de São Paulo são enormes as distâncias entre pobres e ricos, entre pessoas abastadas e miseráveis, entre pessoas formadas e analfabetas, entre quem “tudo” tem e quem não tem nada.

Entre os membros de uma comunidade cristã que vive a fé em Cristo Ressuscitado, esta realidade deve ser motivo de questionamento e inquietação. Não testemunhar as riquezas da Ressurreição e do Pentecostes de Jesus: a paz, o perdão, a alegria e a comunhão constituem um pecado que requer conversão. Em nossas comunidades, convivemos com a triste realidade dos sem-teto, migrantes, moradores de rua, usuários de drogas e tantos outros sofredores sem muito nos preocuparmos com o bom testemunho do Evangelho, testemunhado pelos primeiros cristãos.

Jesus Ressuscitado nos anima a trabalhar na construção da justiça e da paz, a continuar a sua missão impelidos pelo seu Espírito, dom que nos vem do alto e que transforma os corações e as almas, conformando-os ao seu projeto de vida e salvação proposto pra toda a humanidade.