O Mistério Pascal no Tempo da Igreja (II)

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06/10/2014 - 00:00

Em continuidade ao tema do Mistério Pascal no Tempo da Igreja, vamos aprofundar neste mês os sacramentos, que nos fazem participar da vida de Deus, em íntima comunhão no corpo místico de Cristo. O catecismo nos lembra que os sacramentos foram instituídos por Cristo, e atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão, como numa analogia à origem, ao nascimento, à cura e à missão da pessoa.

A palavra “sacramento” tem sua origem na palavra grega “mistério”. “O termo ‘sacramentum’ exprime mais o sinal visível da realidade escondida da salvação, indicada pelo termo ‘mysterium’” (CIC 774). De fato, na fé da Igreja, “os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo” (Cf. CIC 1084).

Na concepção da Igreja, os sacramentos marcam a vida espiritual da pessoa, de forma semelhante e perfeitamente integrada ao seu desenvolvimento natural. “Os sacramentos formam um organismo no qual cada um especificamente tem seu lugar vital”, ao redor da Eucaristia, que ocupa lugar central e à qual “todos os demais sacramentos estão ordenados” (Cf. CIC 1210, 1211).

Os fundamentos da vida cristã são colocados pelos sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Como na vida natural do ser humano há o nascimento, o desenvolvimento e a sustentação, assim também, pelos sacramentos de iniciação, realiza-se a participação na natureza divina, pelo dom de Deus que acompanha cada momento da vida da pessoa com a graça de Cristo. Os sacramentos da iniciação cristã constituem a base da vocação comum de todos os discípulos, chamados à santidade e à missão evangelizadora no mundo. O Batismo nos insere no Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, nos faz novas criaturas nele, filhos seus e irmãos uns dos outros, e participantes de seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real. Este grande dom nos é dado através da Igreja, nossa mãe, sacramento vivo e encarnado do Corpo Místico de Cristo. O sacramento daConfirmação consolida esta realidade batismal, vinculando-nos mais perfeitamente à Igreja, enriquecendo-nos com a força especial do Espírito Santo, e ungindo-nos para a missão de discípulo e testemunha de Cristo. A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã” (LG 11), pois ela realiza a comunhão de vida com Deus e com os irmãos, no mistério do corpo místico de Cristo. Ela é o memorial da Páscoa de Cristo, e atualiza para a nossa vida a obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo. Ela é alimento de vida, pela comunhão do Corpo e o Sangue de Cristo, alimento de vida eterna.

O catecismo recorda que nós trazemos a vida nova de Cristo recebida pelos sacramentos de iniciação cristã em “vasos de argila” (2 Cor 4,7), sujeitos às fraquezas, doenças, sofrimentos e morte terrestre. O pecado ameaça constantemente esta vida nova de filhos de Deus. O Senhor Jesus Cristo se torna então médico das almas e dos corpos, e deseja que a Igreja continue, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação. Para isto, o Senhor instituiu os sacramentos de cura: Penitência e Unção dos Enfermos. Pelo sacramento da Penitência ou Reconciliação, o cristão arrependido experimenta a misericórdia de Deus que lhe concede o dom do perdão dos pecados cometidos após o batismo. Pelo sacramento da Unção dos Enfermos o cristão que está gravemente enfermo ou debilitado pela idade avançada recebe uma graça especial do Senhor que o fortalece e sustenta neste momento, unindo-o à paixão de Cristo, para seu bem e o bem da Igreja.

O cristão, consagrado pelo Batismo e pela Confirmação, participa do sacerdócio de Cristo e se torna um servidor da vida, para a santificação do mundo. Os sacramentos da Ordem e do Matrimônioconsagram para a o serviço da comunhão e da missão. O sacramento da Ordem confere um poder sagrado para o serviço dos fiéis, para continuar a missão de Cristo, através do ensino, do culto divino, do governo pastoral. A Ordem é conferida em três graus distintos: o dos bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos. Através do sacramento do Matrimônio o homem e a mulher realizam uma aliança para o amor mútuo e para a geração e educação dos filhos. Por este sacramento, Deus une de forma indissolúvel o homem e a mulher, e os santifica no caminho da vida eterna. Ao mesmo tempo, Deus concede ao casal a graça de se amarem com o mesmo amor que Cristo amou a Igreja, tornando-os, assim, sinal e testemunho especial do amor de Deus.

A fé nos faz viver a vida nova em Cristo ressuscitado. Somos novas criaturas, renascidas pelo batismo! Só nos resta agradecer e aderir pela fé ao projeto de amor misericordioso de Deus, entregando também nossa vida por amor.

Leia a 1ª parte deste artigo clicando aqui.
Fonte: Publicado originalmente no Boletim Testemunho - Ed. 159