‘Ser coroinha não é só servir o altar, é preciso ter uma vida de fé’

A A
<p>Região Sé realizou um encontro com os coroinhas no sábado,22</p>
Publicado em: 26/11/2014 - 17:45
Créditos: Edição nº 3029 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

A Pastoral Vocacional da Região Episcopal Sé realizou um encontro com os coroinhas no sábado, 22 de novembro, no Colégio Santa Marcelina, em Perdizes.

Com o tema “Mestre, onde moras? Vinde e vede”, as crianças e adolescentes participaram de momentos de formação, oração e partilha, assessorados pela Ir. Terezinha Lubiana, da Congregação Pias Discípulas do Divino Mestre, e pela Ir. Maria Regina Gomes, da Congregação das Irmãs da Santa Cruz.

“Nosso objetivo foi de oferecer aos coroinhas uma oportunidade de viver uma experiência de que é Jesus, ajudando-os a ver este Cristo que mostra um caminho. Ele é o caminho, a verdade e a vida”, explicou Ir. Terezinha, que também destacou a importância de os coroinhas perceberem o valor de sua missão além da liturgia e do cuidado com as coisas do altar.

Para a secretária regional da Pastoral Vocacional, Estela Maria Bueno, esses encontros são também ocasião de trabalhar com os coroinhas o discernimento vocacional, não apenas para o sacerdócio ou a vida consagrada, mas igualmente enquanto cristãos leigos no meio do mundo. “A Pastoral Vocacional realiza dois encontros anuais, um arquidiocesano, em agosto e o regional, além de promover formações nas paróquias, quando solicitadas”.

Edvan Cosme Fabiano Poli, 14, é coroinha na Paróquia São Cristóvão há quatro anos, e gosta dos encontros. “Esses encontros são uma forma de nos ajudar a perceber que ser coroinha não é só servir o altar, mas é preciso ter uma vida de fé”. Para ele, os momentos de oração e partilha ensinam, sobretudo, os mais jovens, a viver uma espiritualidade.

O ponto alto do encontro foi a celebração eucarística, presidida pelo coordenador da Pastoral Vocacional na Região Sé, Pe. Domingos Geraldo Barbosa de Almeida Junior.

Fernando Geronazzo