Mensagem do Pe. Eduardo Vieira dos Santos por ocasião de sua nomeação episcopal

A A
<p>Para Padre Eduardo, sua nomeação foi uma surpresa porque é uma graça de Deus em sua vida, e alegria por conta do seu amor pelo Sacerdócio</p>
Publicado em: 10/12/2014 - 17:00
Créditos: Região Sé

Deus seja louvado. Foi com grande surpresa e alegria que recebi a notícia da minha nomeação de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, feita pelo Papa Francisco e a mim anunciada pelo Senhor Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello. Surpresa porque é uma grande graça de Deus na minha vida. Alegria porque amo ser padre, amo a Igreja, amo o povo que sirvo com o meu ministério sacerdotal. Em tudo Deus seja Louvado. Ser cristão, ser padre e agora ser bispo, a exemplo do Bom Pastor, é de fato extraordinário. Responder positivamente ao chamado de Cristo para ser bispo da sua Igreja no pontificado do Papa Francisco e nesta Arquidiocese de São Paulo que tanto amo, é uma grande responsabilidade e emoção. Tenho diante dos olhos e do coração os Padres e Diáconos que tanto amo, para os quais peço a benção para esta minha nova missão. Com os meus irmãos Padres e Diáconos de São Paulo quero servir o povo de Deus a nós confiado para, juntos, nos misturarmos com ele, até nos impregnarmos do seu cheiro, do seu jeito simples, carinhoso e alegre. Penso com carinho nos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas; neste ano celebraremos com alegria sua presença, testemunho, carisma e serviço na Igreja. Penso nos leigos e leigas, homens e mulheres de todas as classes e raças, que apesar dos problemas e desafios, dia a dia testemunham o amor de Deus nesta cidade imensa. Penso nos inúmeros organismos pastorais da Arquidiocese de São Paulo, com os quais continuaremos a somar forças no testemunho da justiça, da paz e da solidariedade.

Temos pela frente uma enorme missão, tão grande quanto for o nosso compromisso com a luta pela verdade e pela vida. O acolhimento, a alegria e o serviço, sobretudo aos que mais sofrem em nossas paróquias; crianças, jovens, idosos, negros e negras, pobres e humildes, devem aumentar em nós o amor por Jesus e por sua palavra. O presbitério da Arquidiocese de São Paulo é a minha casa. Como Bispo Auxiliar de São Paulo, aqui quero amar e ser amado, me entregar no serviço do Evangelho vivo e vivificador. Agradeço a Deus pelo chamado vocacional. Agradeço aos meus pais, “in memoriam”, e meus familiares pelo dom da vida e da educação recebida. Agradeço ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela confiança, carinho e pela nomeação. Agradeço aos Bispos, presbíteros e, em particular ao Senhor Cardeal Dom Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo, pela acolhida, apoio e orientações no exercício do meu ministério sacerdotal como seu fiel cooperador. Agradeço aos tantos amigos e amigas, e ao imenso povo de Deus, que me acodem dia e noite com suas orações, carinho e amizade. Deus seja louvado.

Pe. Eduardo Vieira dos Santos