‘É preciso que nos alimentemos de Cristo para servi-lo nos enfermos’

A A
1º Retiro Espiritual dos Agentes da Pastoral da Saúde da Região Episcopal Sé
Publicado em: 13/07/2015 - 16:00
Créditos: Edição nº 3059 do Jornal O SÃO PAULO – página 21

“Deixar-se afetar pelo sofrimento do outro” foi o tema tratado no primeiro retiro espiritual dos agentes da Pastoral da Saúde da Região Episcopal Sé, realizado no sábado, 4 de julho, na Casa de Encontro Santa Terezinha, no Alto da Lapa.

Os exercícios espirituais foram orientados pelo Pe. José Carlos Dias, sacerdote camiliano e capelão do Hospital São Camilo, na Pompéia.

“Convidamos os agentes a olhar para a experiência dos pacientes e permitir que esse sofrimento nos afete em nossa história pessoal, para que mergulhemos na experiência de Jesus Cristo. Também motivamos os voluntários a assumir o compromisso da misericórdia no cuidado com o outro. Para isso, é preciso que nos alimentemos de Cristo para que possamos servi-lo nos enfermos”, disse o padre.

O coordenador regional da Pastoral da Saúde, Pe. Luciano Donizete Naves, explicou que a Pastoral está em processo de articulação na Região. “Estamos dando os primeiros passos. Já houve muitos encontros de formação, faltava a oportunidade de um momento de oração e espiritualidade. Por isso, estamos realizando este retiro”, disse. O coordenador também ressaltou que a missão dessa pastoral é “olhar para a saúde com o olhar misericordioso de Deus, não somente se preocupando com o doente, mas também em evitando que as pessoas fiquem doentes e para que tenham uma qualidade de vida melhor”.

Iracema de Toledo atua na Pastoral desde 2008, no Hospital das Clínicas. Para ela, o momento de espiritualidade é fundamental para os agentes. “Podemos para um encontro co Deus, para avaliarmos nossa missão e recobramos as forças para seguir em frente nesse serviço”.

Fernando Geronazzo