Catequistas: Chamados a testemunhar o Cristo com uma vida missionária

A A
“Catequistas missionários de Jesus Cristo” foi o tema central do retiro de catequistas da Região Sé, realizado em 25 de junho, no Arsenal da Esperança.
Publicado em: 10/07/2017 - 14:00
Créditos: Edição 3158, do Jornal O SÃO PAULO, de 5 a 25 de julho de 2017, p. 21

“Catequistas missionários de Jesus Cristo” foi o tema central do retiro de catequistas da Região Sé, realizado em 25 de junho, no Arsenal da Esperança.

Para falar aos participantes do retiro, o Padre Marcelo Delcin, Assistente Eclesiástico para a Animação Bíblico-Catequética, convidou o Padre Paulo Gil, atuante na Região Santana.

Padre Paulo Gil estruturou o conteúdo das pregações do retiro em três partes, tomando como base o Evangelho de Mateus. Na primeira parte, com base em Mt 9, 36-38 (tendo como suporte o Documento de Aparecida §102, §129), ele destacou que Deus Pai sai de si para chamar a cada um, não para um trabalho qualquer, mas para participar da vida em Deus. Assim, o catequista, ao ser chamado, deve sair de si mesmo e, como Cristo, lançar o olhar misericordioso para o outro. Disse, ainda, que é preciso orar, diretamente ao Pai, para que haja mais catequistas, e que estes sejam bem acolhidos.

Na segunda parte da reflexão, Padre Paulo Gil, a partir de Mt 10, 1-4 (tendo como suporte o Documento 100, §71 e seguintes), lembrou que Jesus não escolheu os apóstolos perfeitos, mas os que poderiam mudar. Como os apóstolos, os catequistas são chamados, cada um com a sua história, para viver em comunhão, manter a harmonia e o querer bem. Nessa parte do retiro, houve o momento de partilha, em duplas, para a reflexão: “Como podemos colaborar para que a nossa comunidade seja mais acolhedora e fraterna?” Por fim, na terceira parte, com base em Mt 10, 5-8, recordou-se que Jesus envia os apóstolos para a missão, e também os catequistas, a fim de que sejam discípulos-missionários para o “outro”.

Ao final do retiro, todos os participantes caminharam em procissão até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, no Setor Pastoral Brás, onde participaram da missa e puderam receber a indulgência plenária do Ano Mariano Nacional.

Com informações de Ana Luíza José.